sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIA 19 DE ABRIL - HOMENAGEM AO ÍNDIO, NA CIDADE DA LUZ

19 de Abril – Dia do Índio

Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.


Mas, por que foi escolhido o 19 de abril? No ano de 1940, ocorreu no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados a participar das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios, há séculos, estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


A Cidade da Luz acolherá, no dia 19 de abril, índios da tribo Xucuru kariri, para uma merecida homenagem. Eles farão exposição de seu artesanato e apresentação de dança típica. Porém, vão em busca de alimentos não-perecíveis e livros com os quais desejam iniciar a biblioteca da tribo. Colaborem, portanto.

Um comentário:

michelineorsi disse...

Parabéns pela noite de hoje, senti muita energia e uma sintonia intensa com os índios.Obrigada por esse momento. Micheline Orsi