quinta-feira, 5 de julho de 2012


A Bahia sempre foi uma grande “exportadora” de palestrantes espíritas para grandes eventos fora, e continua, bem como por aqui mesmo. O que vemos, no entanto, nos tidos como eventos de órgãos federativos é, cada vez mais, a ausência de palestrantes baianos, à exceção de Divaldo, André Peixinho e Marcel Mariano, todos representantes da Federação Espírita do Estado da Bahia. O que será que está acontecendo? Em conversa com alguns amigos, lideranças espíritas estaduais, saiu a hipótese de um possível boicote a estilo, forma de conduzir o Espiritismo por estas plagas azul, vermelha e branca. Discordei, porque isso, pelo que se sabe só é comigo. No entanto, alguns deles disseram, para meu envaidecimento – meu destino, pelo jeito, será o Umbral – que o jeito Medrado de ser está contagiando muita gente. Colocada de lado a minha presunção, nascida por palavras de amigos respeitados, realmente é muito estranho que se gaste tanto com palestrantes vindo de fora, que não se aproveite a prata da casa, tão admirada alhures.

Recentemente, a constatação veio com a programação da Semana Espírita de Vitória da Conquista. Só gente de fora, à exceção dos citados acima. Não falo por mim, pois sou realmente um proscrito já resignado. Falo de uma gente nova que está fazendo estrada por aí. Poderia aqui citar alguns nomes, mas incorreria na falha da memória – já não sou o jovem médium baiano, como era anunciado, ainda que continue bastante jovial, para o desassossego de muitos -, mas já há, sim, muita gente querendo receber o bastão e dar prosseguimento à olimpíada.

Em recente divulgação do IBGE, o Espiritismo cresceu, é fato, mas está longe de se comparar ao crescimento dos evangélicos. Por que será? Achamo-nos a cereja do bolo, a fé raciocinada, que usa a razão e coisas e tais... então, por que não conseguimos sensibilizar as pessoas? Pessoalmente, credito o aumento à rede Globo, em sua necessidade de fazer frente aos pentecostais da sua principal adversária comercial, Rede Record, na divulgação, em suas novelas, de temáticas associadas ao Espiritismo, por sermos a parcela da sociedade não tão afeita ao pentecostalismo. Daí o aumento, por outro lado, também, houve o crescimento do número dos sem religião.

Enquanto houver tanta politicagem nas entranhas do espiritismo, e não se fazer um estudo sério de como melhor atingir as pessoas, continuaremos assim... da forma que tudo está, principalmente sem o jovens chegarem.
   
Infelizmente, ainda insistem algumas lideranças em não querer o novo, morrendo de medo de transformações, mas o fato é que Belchior tinha razão: “Você diz que depois deles, não apareceu mais ninguém. Você pode até dizer que eu estou por fora ou então que eu estou enganado... Mas, é você que ama o passado e que não vê. É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem...

JOSÉ MEDRADO / MÉDIUM, FUNDADOR E PRESIDENTE DA CIDADE DA LUZ

3 comentários:

Carla Andrade disse...

Querido Medrado,concordo plenamente com o que você disse,palavra por palavra !um forte abraço

Pathy disse...

Medrado, sua reflexão é fantástica. Sou espírita e quando ingressei no Espiritismo, aos 24 anos, hoje tenho 38, busquei uma orientação religiosa que me trouxesse paz, mas que, sobretudo, não me impedisse de raciocinar. Essa descoberta se deu em Vitória da Conquista, cidade em que fiz grandes amizades e aprendi a admirar muitas pessoas seguidoras do Espiritismo. Estudei, trabalhei muito no centro em que frequentava. Aprendi que a Semana Espírita era a sobretudo para divulgação da Doutrina, ou seja, para não espírita. Partindo dessa premissa sempre achei que a sua participação no evento era fantástica, visto que você fala da vida real, dos problemas do nosso cotidiano, sem falso moralismo. Ouvi certa feita que você não representava bem o Espiritismo, lamentei por esses espíritos encarnados que margeiam a ignorância por puro preconceito. Há muito voltei a Salvador e não frequento rotineiramente a um dado centro, contudo continuo a te admirar pela seu transparência. Não podemos esquecer que o Espiritismo é uma Dourina Libertadora, não pe mesmo? Patricia.

felicidade disse...

OI BOA SOU PERNAMBUCANA,MAS MOREI EM SALDOR DURANTE ALGUNS ANOS,E DURANTE, O TEMPO QUE ESTIVE AI,A CIDADE DA LUZ ERA O LUGAR QUE EU MAS FREQUENTAVA,GOSTO DE TUDO QUE SE DIZ RESPEITO A ESSE LUGAR MARAVILHOSO, E DE MUITA FÉ E PAZ, É ISSO QUE EU SENTIU QUANDO EU ESTAVA AI, VC ESTAR DE PARABÉNS SR, JOSÉ MEDRADO POR UM TRABALHO TÃO LINDO.GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PARA ADIQUIRIR OS SEUS CDS,DESDE JÁ MUITO OBRIGADA, UM ABRAÇO E MUITO SUCESSO EM SUA JORNADA.