terça-feira, 7 de abril de 2009

SEJAM HONESTOS.

Agora, sem dramas, sejam honestos, o que vocês acham do texto abaixo? Após as postagens de vocês, farei a consideração sobre ambos. Valeu?

"O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.".
(Também tirado de um livro espírita)

26 comentários:

Rita Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Nascimento disse...

Medrado,
Penso que se esse conceito fosse realmente verdadeiro,eu te pergunto porque existem tantos assassinos, estupradores, corruptos e etc., com traços “perfeitos”? Definitivamente não acredito que haja nenhum sentido!
A Luz que emana de nós não tem nenhum elo com a nossa aparência física!
Beijos,
Rita

Luis Rocha disse...

Mestre,

Acredito que são palavras de um espírito ainda em evolução ou muito preso aos conceitos do passado. Para nós fica o compromisso da reflexão e mudança. Parabéns, maus uma vez, por nós ajudar a encontrar a luz.

Carlos Jordan disse...

"Podendo tomar qualquer aparência,apresente-se o espirito sob aquela que poderá identificá-lo melhor","Os espiritos superiores têm um rosto belo,nobre e sereno;os mais inferiores tem algo de feroz e bestial e,por vezes,ainda guardam os traços dos crimes que praticaram ou dos suplicios a que foram submetidos."O LIVRO DOS MÉDIUNS. ALAN KARDEC.
Um abraço Medrado,
Carlos Jordan

Anônimo disse...

e besteira achar que a aparencia fisica de uma pessoa tem a ver com as suas acoes e carater, esse e um conceito muito primitivo. agora tambem ah um lado cientifico disso. pode uma pessoa ser predisposta geneticamente para a violencia. ai vem que pode certas racas, devido a sua genetica adotar um carater mais violento tambem. um abraco medrado.

Saudável e Natural disse...

Caríssimo Medrado, imagino que os textos em questão tenham vindo de um livro espírita, mas não como uma afirmação, imagino que apenas tenham sido citados, se referindo a psicografia que um médium tenha realizado e cujo conteúdo tenha vindo de um espírito confuso e equivocado. Por não crer que um espírito sério tenha feito afirmações tão levianas, imagino que tenha sido isso. Está correta a interpretação?
Abração grandão!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Judite disse...

Boa Páscoa AMIGOOO!!!!
Teoria do Belo-Obras Póstumas-Kardec...século 19!!!
Outro tipo de pensamento...
O autor pode estar se referindo ao meu pensamento da pergunta anterior:"a beleza da alma transparece no corpo", porque a filosofia da época não considerava os negros seres evolutivos...Preconceito ou ignorância???
Abraço FORRRRRRRRRRRRRRTE

José Medrado disse...

Nil, tirei o seu comentário porque você disse quem era o autor, e ainda não é o momento.Ok? Depois você coloca.

Unknown disse...

Sem problema querido amigo.
Não tinha "captado" que não deveria citar o autor.
Veja como são as coisas: o texto anterior "estava me incomodando" e ai fui aos livros e me deparo com o segundo. Eitaaaaa... tô lendo e estudando.
Espero que me ajudes a entender, com teus comentários. Aguardo!

Julice Vieira disse...

Oi,
Acredito que esse texto de.... reflete o pensamento de uma época, onde realmente acreditava-se que o negro era inferior, feio, rude, ignorante. Nós já evoluímos muito, porém ainda estamos muito distantes do ideal. Sou negra e sei que a discriminação é real, não há fantasia nem exagero nisso. Negro que diz não sofrer discriminação, ainda não tem olhos de enxergar. Essa realidade ainda é muita séria e cruel. Por esse motivo incentivo meus alunos a conhecer os Movimentos Sociais, fazer parte, se for o caso, acho que lutar pela igualdade em todos os setores, muitas vezes, ensina, orienta, esclarece muito mais que o ensino formal, preso entre os muros da escola. Muito bla, bla, bla e pouca ação. Desculpem pessoal, viajei no tema... escrevo demais!!!
Um abraço negro...

Unknown disse...

E o que é belo no sentido ABSOLUTO? A beleza é relativa aos olhos dos homens, jamais pode ser aplicada num contexto com esta conotação.
A imaterialidade dos sentimentos e dos espíritos não exige molduras grossas ou finas, delicadas. Eles (os sentimentos e o espírito) exigem dos homens, ao meu ver, a vigilância e o cultivo do bem em prol de uma constante evolução espiritual.
E acredito que quem escreveu este texto, seja em que época for, também está em constante evolução. Respeitemos e aprendamos!
Grande Abraço Medrado.

AAGA disse...

ESSE É O DETALHE. OS CONTEÚDOS DOS LIVROS ESPIRITAS DEVEM SER ESTUDADOS. NÃO APENAS LIDOS. MAS ESTUDADOS. SE NÃO VAI GERAR ESSA "CONFUSÃO" TODA, NESSE CASO, SOB O SER BELO.
OUTRO DETALHE QUE TEMOS DE LEVAR EM CONTA, É QUE ESTAMOS NO PLANETA TERRA. EM EVOLUÇÃO, JA ENTRANDO EM TRANSIÇÃO É VERDADE,MAS... VAI DEMORAR UM POUCO, AINDA. NOSSOS CONFLITOS(INTERESSES)VAI NOS SACUDIR BASTANTE. SABEMOS QUE QUEBRAR PARADIGAS NÃO É FÁCIL. QUESTIONAR NOSSAS VAIDADES E "FERIR" NOSSOS ORGULHOS...NEM PENSAR! POREM A EVOLUÇÃO PEDE PASSAGEM. QUEM QUIZER IR JUNTO, QUE A ACOMPANHE. SE NÃO, SEREMOS ETERNOS DERROTADOS. EU PENSO ASSIM. DESCULPEM!

Unknown disse...

O filme "A espera de um milagre" mostra com muita emoção o equívoco desse julgamento pela aparência. Vale a pena rever. Interessante que, no país do magnífico autor desse texto, essa cor é muito elogiada, nos dia atuais, especialmente no sexo feminino. Ansioso pela solução do "teste", qual seja a análise do que teria conduzido o cuidadoso autor à emissão desses conceitos. Bem, ele nunca se disse infalível... Grato, Luiz Roberto

julius caesar disse...

Realmente os comentários feito pelo autor têm teor bastante preconceituoso, evidentemente não foi feito por um espírito esclarecido.

julius caesar disse...

relamente é uma afirmação preconceituosa e acredito que não foi feita por um espírito iluminado

verbena disse...

Quem foi quem escreveu com certeza nao entende nada do que é belo, pois bela é toda a criaçao divina com sua diversidade e encanto. Dizer enganos é proprio do humano. É nao dar ibope pra esses tipos de pensamentos que mais agridem que acolhem o Dom divino das coisas existentes. bjs!
Verbena

VIDA disse...

A GENTE SÓ DEIXA DE SER RACISTA QUANDO SE APAIXONA POR UM DE OUTRA COR, CASO CONTRÁRIO CONTINUAMOS RACISTA

Unknown disse...

Se você dissese que tirou de um livro de Hitler talvez eu acreditária. Como pode ser isso. Medredo Alguns téoricos espíritas parecem trabalhar para branquear os espíritas e o espiritismo.

Ilza Pereira disse...

Oi Medrado,

O que determina o grau de evolução de uma pessoa não é a sua beleza física e sim o seu interior, a essência que habita a veste física. São os sentimentos, atitudes e desejos que habitam as entranhas do nosso ser ...

Bjos! Sou sua fã incondicional, te amo muito.

@breninho15 disse...

Gente, isso é o cúmulo do preconceito racial,(racismo)...

Não esperava que voçe, Medrado, fosse capaz de postar isso no seu blog, mas, enfim, não vou nem comentar sobre o texto tal, não acredito que esse texto tenha sido tirado de um livro espírita...

rego.cunha@bol.com.br

Unknown disse...

MEDRADO , irmão querido muita paz e luz , gostaria de saber se voce esta fazendo programa na boa nova , ja estive em salvador, mas não foi possivel visitar a cidade da luz, espero ainda conhece-lo nesta encarnaçãoi sou uma jovem de 70 aninhos, mas tenho muito amor pela vida, como diz DR. ADÂO são muitos desafios mas vamos levando ate o nosso mestre amado nós chamar, um abraço no seu coração.

Fernando disse...

Medrado,
Tenho ou tinha, grande desejo de conhecer o espiritismo e como moro próximo à Cidade da Luz, pensei em freguentar ao menos para conhecer, mas chocou-me muito ler tal texto em seu blog, entendo que textos como este prejudicam mais que ajudam a não ser a pessoas que buscam uma justificativa científica ou religiosa para o seu preconceito.

José Medrado disse...

Fernando, você foi precipitado e não leu a postagem depois desta aqui. O meu objetivo é discutir até no que está na nossa doutrina, sem receios ou sem querer esconder o que não seja conveniente. Precisamos estar sempre com a razão afiada, para não sermos fanatizados.

PAULO CÉSAR ROCHA disse...

Caro Medrado,
Se o negro não tem tido a oportunidade de estudar e se valer da educação, que muitos brancos receberam, para serem finos no trato social não podem assim serem cobrados por algo que não possuem. Portanto, entendo que o problema seja quanto a pobreza e não relativo a cor e traços que os negros herdaram em sua genética.
Me assusta é que um livro espírita tenha sido publicado com tal conteúdo.
Abraços ,
Paulo

Madalena e Tatiana disse...

Esse texto lembra a filosofia que inspirou os horrores do holocausto em que dizia-se superior quem tinha essas ou aquelas características físicas. E se considerarmos o crescente movimento, promovido pelos jovens de classe média-alta, em torno do endeusamento de Hitler, devemos sim discutir, analisar e repudiar esse texto.
Parabéns Medrado por ter levantado essa questão e parabéns a todos que estão indignados assim como eu.