quinta-feira, 2 de abril de 2009

ENTENDI CERTO?

Eu li a consideração abaixo em um livro espírita. O que vocês acham? A idéia que tive é que o autor disse que quanto mais bonitos e finos os traços físicos mais elevada espiritualmente é a pessoa. Então Vera Fisher, Ana Paula Arósio seriam espíritos superiores? Será mesmo isto ou estou equivocado na compreensão? Vamos lá participem.
O texto:
"Dessas observações judiciosas, resulta que a forma dos corpos se modificam num sentido determinado, e segundo uma lei, à medida que o ser moral se desenvolve; que a forma exterior está em relação constante com o instinto e os apetites do ser moral; que quanto mais os seus instintos se aproximam da animalidade, mais a forma, igualmente, dela se aproxima; enfim, que à medida que os instintos materiais se depuram e dão lugar aos sentimentos morais, o envoltório exterior, que não está mais destinado à satisfação das necessidades grosseiras, reveste formas cada vez menos pesadas, mais delicadas, em harmonia com a elevação e a delicadeza dos pensamentos. A perfeição da forma é, assim, a conseqüência da perfeição do Espírito: de onde se pode concluir que o ideal da forma deve ser aquela que reveste os Espíritos no estado de pureza, a que reveste os poetas e os verdadeiros artistas, porque eles penetram, pelo pensamento, nos mundos superiores."

18 comentários:

Saudável e Natural disse...

Essa afirmativa aí no que tange ao ser como é visto pelo olho humano ou mais especificamente o olho médium, tem que ser mais subjetiva, ou, me parece mais lógico que o semblante após o desencarne, e somente após o desencarne, deve ser de uma beleza singular, mas apenas para aqueles que, por mais feios que tenham sido para nossos padrões de estética, tenham entretanto sido caridosos e elevados espiritualmente. Não sei se me expressei bem mas foi o que imaginei. O contrário me parece totalmente sem sentido.
Beijos e paz para todos.

Julice Vieira disse...

AAAAAh! Como diria você mesmo: Tenha santa paciência!!! Já havia lido algo parecido um dia desses, não lembro onde. Quanta gente boa que conhecemos e são feias fisicamente. Agora mesmo estava conversando com uma colega de trabalho LINDA!!! e bem ordinária.
Fica difícil "engolir" muita coisa que encontramos por aí, inclusive da própria literatura espírita. Basta um mínimo de raciocínio para percebermos que isso não é verdade.
Beijo.

Unknown disse...

Acho que entendi da mesma forma que vc. Isso quer dizer que as pessoas que tem faces grosseiras, narizes largos, bocas grossas, corpos avantajados, assim como eu, não somos nada espiritualmente, ou pior, somos o lixo dos espiritos.
É por isso que tou saindo aos pouco do catolicismo e me direcionando a religiao nenhuma. Por causa desses comentarios que acabam influenciando o pensamento de alguns

@breninho15 disse...

Claro que não...
Não existe isso Medrado...
Pensem comigo, se fosse assim, não existiriam pessoas bonitas que são ''más''.
Todas as pessoas bonitas (e ricas, geralmente) seriam pessoas boas e humildes.
Aliaz, se fosse assim, tudo o queeu aprendir de Deus sobre o espiritísmo não seria válido.
Muito obrigado..
Meu e-maisl é rego.cunha@bol.com.br

GD disse...

Segundo um programa q assisti no Discovery Channel, Jesus em nada se parecia com a forma fisica em q o retratamos. Baseado em estudos feitos em esqueletos humanos achados na area de Jerusalem (datados da mesma epoca em q Jesus viveu), ele era um homem robusto, de nariz grande, cabelos cacheados, preto e curto(ja q na epoca homens judeo nao usavam cabelos longos, e ele tinha ancestrais africanos). O casamento entre Judeos e nao Judeos praticamente nao existia na epoca, o q implica q certas caracteristicas fisicas eram comuns a todos. Nariz fino, olhos claros, cabelos cor de mel, eh apenas a versao europeia renacentista. Q melhor exemplo, se nao este q evolucao de espirito e aparencia fisica carnal nao sao relacionados.

A beleza fisica eh relativa, a depender de cada cultura!

Rubina disse...

Olha, eu não vi da mesma maneira que o Medrado.
Existem pessoas que estão dentro dos padrões, mas são feias.
Um exemplo: Dado dolabela. Ele está nos padrões, mas é ridículo. O que acontece?
O interior que é feio.E isso ressai.
Aí depende do que consideremos grosseiro.
Será que quando associamos Expressão grosseira com expressão não européia, o preconceito não seria nosso?
O autor não coloca isso...essa é uma interpretação nossa e ao meu ver, errônea.

Unknown disse...

Nananinanão, não há relação uma coisa com a outra.Imagina so!?tem tanta gente desprovida de beleza e tão pura de alma, por outro lada tem inúmeras beldades sem o menor senso de humanidade, bondad...pessoas tão hostis e pedantes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Judite disse...

Oláaaa AMIGO!!!!
O texto realmente afirma isso, o que discordo. MAS, acredito, que as pessoas de espírito elevado, têm a expressão suavisada, sejam elas feias ou bonitas, afinal o corpo transparece o que vai na alma...
Abraço FORRRRRRRRRRRRRRTE

Anônimo disse...

Se entendida como beleza puramente física, negativo, porém há os reflexos do espírito no corpo enquanto encarnado,e vice-versa, então quanto mais evoluído o espírito moral e intelectualmente, isso trará uma contrapartida nos materiais que revestem seu corpo, como exemplo, o caso de Jesus que segundo o que ouvi, se revestiu dos melhores elementos do nosso planeta para habitá-lo, vista sua superioridade moral, enfim o conceito de beleza é muito mais amplo que o colocado, e é o que deve ser considerado...

katia disse...

Tadinho do Dado Dolabela..Nào acredito que haja alguém de todo bom ou mau, sempre existe em nós o diabinho e o anjinho nas nossas ideias. Quando digo que amo ajudar as pessoas não faço isso pq sou boazinha, pelo contrario é um ato totalmente egoista - faz mais bem a mim que a qualquer um. Quanto a beleza: partindo do principio que o que é belo pra mim pode ser horrivel para meu próximo por mais próximo que seja (no caso meus filhos) quase nunca temos a mesma opinião. Então....tá mais dificil aida acreditar na teoria em discussão...O que o povo que é complicar a vida ...vamos comer feijoada e rir um bocado pq isso é que faz bem a alma e nos trás mais amigos visiveis ou não, Bjus gente

Unknown disse...

Oi amigo!!
Faltou a fonte do texto meu querido. Assim solto realmente nos parece um absurdo, como também é absurda a teoria lombrosiana (loucura moral, criando a figura do criminoso nato) quando a olhamos fragmentada ou se não reconhecermos a importância que Cesare Lombroso tem para a ciência criminal e mais ainda para a Doutrina Espírita.
Voltando ao texto que apresentaste: não acredito que a beleza física é resultado de espíritos melhores, mais puros.
Não são os traços físicos, feios ou bonitos, que mostram o grau de elevação do espírito, mas sim a vivencia moral do encarnado.
Se for para olhar apenas os traços da beleza física, que podemos dizer de Chico Xavier? E de José Medrado? Analisando pelo prisma do texto vocês dois, meu amigo, seriam espíritos de mundos espirituais muito distintos não é mesmo??
Ora me deixe viu?!!! Ponha a mão na consciência!!!

beijo

Nil

Unknown disse...

entendi como voce ,sao comentarios que nao tem sentido,quantas pessoas temos conhecimentos de extrema bondade e solidariedade, ate de humildade e doação de si mesmo,como irma dulce,chico chavier,que nao tinham dotes de beleza e no entanto ,tinham uma beleza interior incalculável,

Unknown disse...

entendi como voce ,sao comentarios que nao tem sentido,quantas pessoas temos conhecimentos de extrema bondade e solidariedade, ate de humildade e doação de si mesmo,como irma dulce,chico chavier,que nao tinham dotes de beleza e no entanto ,tinham uma beleza interior incalculável,

AAGA disse...

sim!!!No futuro seremos todos belos. lembram dos nossos avós das carvernas. tentem observar "fotopinturas" da idade média. Amo uma bela pessoa, pena quela deixou-se envolver pelo "meio ambiente" onde encarnou e decidiu viver. Nosso magistral educador, nos deixou escrito em OBRAS POSTUMAS um capitulo inteiro sobre o belo. Voces lembra da beleza fisica de JESUS? E de MARIA??? E muito antes da idade média. donde encontramos as tais "fotopinturas". Algumas pessoas feias tem belas atitudes pq ja estão moldando o perispirito para na proxima nascerem belas. Só esperemos que não se deixem envolver pelo "meio ambiente" em que nascerem, se o mesmo for equiilibrado. Porem, elas tem que equilibra-lo. é isso! Eu penso.

Anônimo disse...

eu acho isso uma besteira isso e uma ideia ate mesmo semelhante a de hitler que achava os alemaes os mais belos e capazes por sua beleza. acho que tambem existe uma beleza espiritual a ser levada em conta e nao devemos comparar pessoas e animais. acho que quem tem uma funcao e akjuda o proximo e uma pessoa muito bonitya e cheia de luz um abraco medrado

Unknown disse...

Não penso nessa "beleza" e finura de aparencia analisando o individuo mas, como no caso do homem primitivo onde os traços selvagens prevalecem e ali estavam encarnando os espiritos no começo da sua jornada evolutiva, como hoje na humanidade encontram-se encarnados espiritos mais avançados moral e intelectualmente,as formas refletem esse avanço de acordo com as necessidades do ser. Assim como o Perispirito fica mais sutil em mundos mais evoluidos.

Unknown disse...

OLÁ AMIGOS,

ACREDITO QUE O COMENTÁRIO INICIAL, SOLTO DE UM CONTEXTO MAIOR, FICARÁ "AGRESSIVO".
PORÉM, SE O AUTOR QUIS SE REPORTAR A EVOLUÇÃO DA MATÉRIA DESDE OS PRIMÓRDIOS, QUANDO NOSSA PELE ERA DURA, NOSSAS FEIÇÕES RUDES, NOSSAS MÃOS GRANDES COM "GARRAS", ETC, AÍ SIM VEREMOS QUE A COLOCAÇÃO APRESENTADA TERÁ SENTIDO. QUANTO MAIS FORMOS EVOLUINDO ESPIRITUALMENTE, MAIS "FINOS" TEREMOS NOSSAS FEIÇÕES.
É O QUE PENSO.
FIQUEM NA PAZ.
ABRAÇOS.