segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O QUE É TER PAZ PARA VOCÊ?

Amigos, chegamos até aqui, com as nossas lutas e consquistas, frustrações e desiluções, mas chegamos e a esperança se recria nos gestos que pessoalmente recebi de todos e a Cidade da Luz também. Muitíssimo obrigado. A gente volta a se falar em 2009, mas gostaria muito de ler as reflexões de vocês sobre A PAZ, pois nesses dias de fim de ano vemos muito se desejar a paz, nós, os religiosos, estaremos sempre a evocando em nossas considerações e proselitismos, mas o que, de fato, é a paz?
De forma conseqüente, ponto para a Pastoral da Criança, quando anuncia que paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor, compreensão, ou seja, boa qualidade de vida. E a sua visão de ter paz é qual? Expresse aí o que você pensa, leremos com atenção.
FELIZ TUDO

21 comentários:

Judite disse...

PAZ!!! Difícil expressar, só quem SENTE pode definir:leveza de espírito, flutuar nas núvens, SEMPRE ocasionada após se ter feito o bem.Nada tem a ver com moradia, comida, NADA material.É um transbordar de emoções sublimes onde não entram ressentimentos, ódios,rancores, APENAS flui o amor...É a sensação do DEVER CUMPRIDO!É estar perto de DEUS!!!

Marcelo disse...

Falando em paz me lembro dos meus 10anos de idade.Onde eu dormia e acordava com uma leveza de espírito que permenecia durante todo o dia .então paz para mim é viver com a inocência dos meus 10anos ,dormir com ela e quando acorda não ser necessario busca-la no meu travesseiro para continuar a vida.

Rosa costa disse...

A Paz é tudo que os seres necessitam
para voltar ao encontro do todo.Pois
como diz o meu guru, O todo é maior que tudo isso...enquanto houver busca
ou qualquer necessidade,ou qualquer Ser em sofrimento,sedento,faminto,triste,não conheceremos a Paz,pois esta é a comunhão é partilha,é preciso um novo
homem para construção de um mundo novo,Onde todos sejamos UM.PAz a todos os Seres.Rosa

Unknown disse...

Poxa, até agora os comentários foram tão verdadeiros. Vejam como ter paz depende tanto do histórico de cada um...

Unknown disse...

Xiiiiiiiii, este José aí em cima e o aqui sou eu, heheheh Medrado

Sarah disse...

Paz é poder sentir o silêncio do coração, é o momento em que seus batimentos ficam compassados, vem à consciência de dever cumprido e uma enorme quietude interior. É isto que eu considero a paz.

Unknown disse...

PAZ, palavra pequena composta apenas três letras, mas difícil de mensura.Eu, freqüento o centro a 5 anos fiz todos os cursos; durante esta caminhada todas as quarta -feira via os voluntários trabalhando os servido a sopa, outros contando notas, outros fazendo companhia as crianças do orfanato, e eu,....apenas estudando mais a minha consciência me cobrava - e vc não vai fazer nada? E eu respondia-não tenho tempo, não estou preparado. O tempo passou, no inicio deste ano, em uma palestra Medrado disse: se jogue, já esta na hora de vc assumir algum trabalho aqui no centro; mais disse para toda platéia mais olhando para mim; pelo menos foi o que eu captei.Bem no inicio eu disse que era difícil mensurar a PAZ se pode, eu lhes digo: A PAZ É O Sentimento que tenho quando entro no Centro, a PAZ é o prazer que sinto quando ajudo na sopa das quarta-feira Coordenada por Goia e Linda na sopa da ultima sexta-feira do mês Coordenada por Monica o prazer de ver rostos satisfeitos daquela pessoas que nos dão a oportunidade de ajudá-las, o prazer de conviver com o Sr. Antonio,a PAZ de esta trabalhando na Livraria. Eu quero fazer um convite a vc que esta lendo este meu depoimento; venha senti esta PAZ venha fazer por vc, ajudando o seu próximo. Eu encontrei a minha Paz, e você?

JAIME SOUZA disse...

No meu modo de ver é fácil de conceituar, porém difícil de praticar. "Paz é colocar a cabeça no travesseiro e ter a consciência tranquila de que evoluimos sem ter prejudicado nossos semelhantes.

Beth Martins disse...

Medrado querido,
Paz...paz é quando vc olha p/si mesmo e im sentimento de "leveza" toma conta de sua alma...Paz...prazer d'alma...quanto mais sentimentos bons...a Paz nos "eleva o espírito"...Muita Paz a vc e a todos!!!!!

Unknown disse...

Caro amigo,
Sinto a paz como comunhão com Deus, verdadeira paz de espírito, submetida aos ditames maiores do nosso juiz-consciência. Quando perfeitamente ajustados, nossos sentimentos-ações e a nossa consciência produzem este estado. E não há problema que surja que possa nos tirar desta sintonia.
É-me, ainda, difícil atingir a plenitude de tal estado, mas com trabalho duro um dia eu chego lá.
Abraços.

REFLEXÕES disse...

Hoje em dia todo mundo prega A PAZ, é tão lindo falar sobre a PAZ, e nesses momentos eu olho ao meu redor, principalmente em alguns centros espíritas e vejo as pessoas tão serenas, com cara de anjo, com voz mansa e ai juramos que encontramos ali aquela paz, de bondade, de compreensão, quando a realidade é bem diferente. Precisamos sim pregar a PAZ que transforma atitudes, conceitos, discriminações, ai sim estaremos no caminho de uma nova era!
Perdoe-me mas eu ainda não consigo ver diferente, mas tenho Fé que um dia conseguiremos conquista-la.

Unknown disse...

TER PAZ É LUTAR PARA MELHORAR-SE O TEMPO TODO A TODA HORA,A TODO INSTANTE,COMPREENDENDO QUE SOMOS DIFERENTES,E ESTAMOS EM NIVEIS DIFERENTES DE COMPREENSÃO DAS COISAS. UM ABRAÇO MEU GURU VC MUDOU A MINHA VIDA
UM 2009 MARAVAIHOSO PARA TI
DEUS TE ABENÇOE

Patrícia Rangel Monteiro disse...

Paz!!!
a gente ta sempre pedindo paz, mas na verdade nem a gente sabe o que é paz... pra muitos, dinheiro é paz, para outros, amor é paz... paradoxal...
Muitos que têm dinheiro vivem se escondendo e se protegendo da violencia... muitos dos que "amam", não tem sossego, por não saber controlar este sentimento tão puro.

Paz é ter sossego na alma! É não ter fome! É não ter criança chorando a morte da infancia ! É não ter conflitos internos! A PAZ É TER UM DEUS QUE ACALENTA SEU CORAÇÃO E FAÇA COM QUE BROTE UM SORRISO EM CADA PESSOA QUE LHE OLHAR!
FICARIA A NOITE TODA FALANDO SOBRE PAZ E NÃO CHEGARIA A UMA RESPOSTA CONCRETA... É UM MIX DE SENTIMENOS!!!

Luis Rocha disse...

Paz, mestre, pra mim e a capcidade de nos olharmos como iguais!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Paz pra mim é você conciência de que tudo na vida passa, tanto os momentos de tristezas profundas, aflições, angustias, dor(esses momentos paressem não ter fim, né?) quanto tambem os momentos de felicidades extremas, alegrias contagiantes, amores arebatadores, tudo passa!! e ter paz é desfrutar de cada momento, nos ruins, aproveite para reflexões, rever valores, se refazer e o bons ha meu amigo!!! aproveite o maximo, estrapole, dê crise de risos, fotografes esses momentos, todos, comemore , seja caridoso e não se preoculpe muito com o futuro, esse ai só Deus sabe e a Ele pertece, não prejudicando ninguem, aproveite muito, muito mesmo!!!

Renny Miranda disse...

Olá Medrado!
Gostei desse espaço...Qto a Paz, faço minhas as palavras da Judite que se expressou mto bem.
Tbem tenho um espaço do bem, se vc tiver um tempinho passa lá (http://tokadobem.blogspot.com).Já tem um link lá da Cidade da Luz.
Abç,
Renny Miranda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Paz! apenas três letras e como é díficil alcançá-la!! Talvez porque estejamos tão preocupados em ver concretizados grandes projetos de PAZ.
E é tão simples: Amai-vos uns aos outros. Quando conseguirmos internalizar o amor, ele responderá por nossas ações e a paz será uma consequencia, pois paz nada mais é que amar incondicionalmente!
Tudo se transforma!

marcelo disse...

Caro Medrado,

sou marcelo Arruda um novo ouvinte de seu programa na rádio metropole...
adoro seus comentários...
paz para mim é quando consigo estar de bem comigo mesmo e com os outros que estão ao meu redor...é quando consigo fazer coisas boas aos outros nao importando quem eles são...
acredito que a paz esteja dentro de cada um de nós assim como a felicidade...ter paz é uma atitude que depende exclusivamente de vc...pois geralmente as pessoas que estão ao seu redor nao podem te dar a paz,elas podem até servir como caminho(ou não) para você chegar a esse objetivo mas a paz encontra-se no interior de cada ser....
Abraços a todos..
Fiquem na Paz!!!!

Marcelo Arruda

Flavio disse...

Medrado,só uma sugestão: pq Tuca não grava um CD com todas as músicas da Cidade da Luz? Ele tem uma voz belíssima e com certeza muitos Cds seriam vendidos para a Cidade da luz. Pense nisso! Abraços.................. Flávio (frequentador às terças feiras)