sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Política do acinte - jornal A Tarde (Coluna Opinião)

Uma amiga setuagenária, recentemente, em conversa, me disse que houve um tempo em que um político, deputado, senador era personalidade que se impunha pelo respeito, havia um certo ar de destaque, quando era anunciado. Custei a acreditar, mas ela garantiu que viveu esta época. Em verdade, no entanto, o que se estabeleceu nos dias atuais é uma conotação quase que pejorativa, em função do destroçamento ético que a maioria dos exercentes de cargos eletivos se lançam.

É duro conceber, mas, em verdade, as nossas “autoridades” se revestem da ética e da moral que espelham a sociedade em que vivemos e nela se refletem. Muitos desses senhores se veem, de fato, os tais, inacessíveis, indisponíveis; servidores do povo, agem como nobres em uma monarquia.

A desfaçatez se estabeleceu de forma tão acintosa, que o presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal é o deputado Tiririca, que quase não assumiu o mandato pela possibilidade de ser analfabeto. É fato que o seu mandato é legítimo, mas, permita-me, não o sinto representativo, pois a sua campanha foi toda calçada no deboche, na falta de compromisso com a seriedade que deveria revestir um cargo de compromisso com o povo, mas foi este povo que o deu mais de um milhão de votos. O que queixar, então? Pois é, em sessão que presidiu, leu em público: “Ignácio Kornowski, coordenador da área técnica de desenvolvimento da cultura da Confederação Nacional dos Municípios”, balbuciou Tiririca, que aproveitou para fazer graça com o sobrenome do convidado. “Kornowski, Kornowski”, repetiu, entre risos, brincando com a pronúncia abrasileirada “cornóvisque”.

Também, o que se poderia esperar em um país onde o jogador Ronaldinho Gaúcho recebe a medalha Machado de Assis, máxima honraria da Academia Brasileira de Letras, e coroa o acontecimento, após dizer que não tinha um livro preferido, com a insinuação de que pediria aos imortais dicas de leitura. Certamente iriam recomendar o livro do acadêmico José Sarney.

“Brasil, mostra a tua cara. Quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil, qual é o teu negócio?”.

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

2 comentários:

NEIDE PS disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!! Não pude conter as risadas, só rindo Medrado... A situação é cômica, como você mesmo diz ”cuidado com o que você pede!!!” Uns 15 anos atrás, a cantora Gal Costa resolveu em uns dos seus shows mostrar a “cara do Brasil”...Vamos combinar que não foi uma boa ideia...Eu li numa manchete ainda assim, “Realmente é a cara do Brasil...murcho e caído”... Deu o que falar...!!!!
Nem sei o que dizer..., mas essa do Ronaldinho... Fala sério!!! Estou sabendo agora... Eu fiquei sabendo outra coisa sobre ele, que lançaram no youtube...(“momento fofoca”). Resolvi até pesquisar sobre o assunto (deste... que você comentou aqui... da medalha). Eu tô, é...“bege”... Medrado, eu já estou achando que eu mereço ganhar o “JABUTI”.
Agora o Tiririca, sei lá... Não consigo pensar, em nenhum comentário apropriado, não agora. AHHHH!!! Vamos combinar Medrado... Nosso país é uma piada! Alguns políticos nossos se tornaram ícones devido suas frases, tipo:
"As professoras não ganham pouco! São mal casadas!!!"
“ 1+1 são dois...! Ah! Depende do seu ponto de vista.”
"Estupra, mas não mata"
"Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor" (essa... doeu...!!!! É de lascar... tuuudo!!!! Assassine a “EDUCAÇÃO”, mas não ofende não!).
Nossos políticos são mesmo... Umas “pérolas...”. Um colar, pra ser mais precisa! Nosso povo!!!!???... Um cordãozinho, segurando todos eles.
É pra gente, se sentir “Um (a) grandessíssimo (a) idiota. Saber que é humano (a). Ridículo (a), limitado (a). Que só usa dez por cento de sua cabeça animal...”
Muitos dos nossos políticos estão tal qual uma ostra... Estão tão pra si, pra seus interesses individuais, que acreditam fervorosamente... “Que estão contribuindo com sua parte, para o nosso belo quadro social...”

Um abraço imenso pra você.
beijos!!!

Neide PS

AAGA disse...

havia um... política aqui em salvador que era membro da academia Bahiana de Letras??? .nunca se que havia publicado um livro.apenas uma semana entes da posse apareceu um livro que não vendeu um unico volume??? mas no Brasil "tudo se cria, é só plantar".RSRSRSRS... tava certo o "CAMINHAS"