quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Meus conflitos democráticos

A construção da democracia brasileira, inegavelmente, é algo muito difícil, que se encontra em processo, pois, não havendo um modelo ajustado aos padrões da nossa sociedade, ela vai se auto-produzindo ao longo de sua caminhada, em decorrência das demandas do povo em busca de valores de igualdade, em toda a verticalidade de sua representação, para assim se fazer o seu fortalecimento. No seio de nossa sociedade, ainda claudica o respeito ao direito do contraditório de qualquer natureza, e aí nos deparamos com o choque de interesses individuais. É preciso, ainda que contrariados pontualmente, gerar um processo firme de politização das pessoas, incitado-as a deixar o vício da cidadania passiva e cordata, do individualismo de conveniência de todas as vertentes, para se tornarem pensadores e ativistas de conquista de valores coletivos, mesmo que contrários aos seus interesses imediatos.

Procurei estabelecer esta reflexão racional logo que vi a notícia da decisão unânime, do Supremo Tribunal Federal, que liberou a realização dos eventos chamados “marcha da maconha”, que reúnem manifestantes favoráveis à descriminalização da droga. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas. Muitos ressaltaram que a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes.

Explicito aqui que, pessoalmente, sou contra a este resultado, pois entendo que portas se escancaram para que a sociedade prossiga em seu frenesi, cada vez maior, de busca de entorpecimentos e estímulos que, não raros, desembocam no aumento de estatísticas de violência, mortes e maior insegurança social. Mesmo contrariado em algum interesse aqui e ali desconsiderado, precisamos aprender a conviver com o pluralismo das ideias. Preciso defender o direito dos contrários ao meu entendimento, para que, no meu momento, estes direitos também sejam respeitados; que eu convença com as minhas ideias, jamais impeça a manifestação das dos outros.

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

3 comentários:

NEIDE PS disse...

Existe uma frase que ouvi num filme há anos atrás, a atriz era Glória Pires:
“Meu filho tá pensando que isso aqui é uma democracia! Nãaaoooo!!! Isso aqui é uma família”.
Entramos em conflito mesmo Medrado, falo por mim mesma, pois temos a ideia de estar sempre respeitando a opinião alheia, sempre nos cobrando uma postura de que devemos agir com igualdade, tolerância, enfim. Buscamos ser moralmente corretos. Não donos da verdade, mas bom senso precisa se ter. Imagine umas das minhas sobrinhas me dizendo, - Neide! (nenhuma delas me chamam de tia, só a Gabrielly, quando quer algo) vou ali, nos fundo do quintal fumar maconha...! Sabendo dos males que este entorpecente oferece. Qual é o nosso conceito de democracia? Procuramos exercê-la o tempo todo, na sala de aula, com os amigos... Com a nossa família, baseado em algum conhecimento, valor moral, mas de alguma forma tentamos. Talvez quem me veja em “cena”, principalmente em sala de aula, pode dizer que não sou tão democrática. Mas no início do ano letivo sempre estabelecemos objetivos, metas a serem alcançadas, nos questionamos para que estamos ali, estabelecemos normas, atitudes que beneficie o geral e no decorrer do ano procuramos fazer modificações e se necessário, estabelecemos novas regras de convivência e colamos na parede da sala. Bem, cabe a nós perguntarmos então, “Que tipo de sociedade queremos?”
E pensar que “Eu” a “geração coca-cola”, foi um problema... Mas éramos estudiosos, não por gosto, mas pelo prazer de poder argumentar o contrário... Ou simplesmente argumentar, pesquisadores por natureza.
Já dizia Renato Russo... “Ninguém respeita a Constituição... Mas todos acreditam no futuro da nação.”
Pelo caminho vamos remendando, tal qual uma colcha de retalhos, pegamos tecido de boa e má qualidade e costuramos uns aos outros, onde nem sempre as cores ornam. Aí, não vai prestaaaaar...Messssmo rs rs rs !!!! O sistema democrático do Brasil funciona desta forma.

Medrado, peço desculpas, sempre comparo o meu meio profissional, com algumas opiniões suas. Mas isso se deve a diversidade de assuntos e questões, que você aborda, são assuntos relevantes a clientela da atual “escola”. Estes assuntos são discutidos dentro da escola e vejo tudo interligado. Ah!!! Sei que escrevo demais, falo também, na mesma proporção e olha que sou tímida... Acredite!!!
E antes de dizer que amo você, mas bem antes disso... Quero dizer que gosto muito das suas opiniões, do que você fala, escreve e dou risada de algumas piadas suas, pra ser honesta, a maioria. Tá bom...! Todas!! Eu realmente aprendo com você, eu só queria ter um terço ou um quarto da sua disciplina, (não estou me lastimando não, tá!!!?Esse negócio de evolução tá bem resolvido pra mim...”Eu não sou besta pra tirar onde de herói, sou vacinada...” RS RS RS ) menos disso não serviria RS RS RS . Pra realmente, eu não deixar para amanhã... As coisas boas, necessárias que eu, poderia fazer hoje. Isso eu confesso, me dá uma crise de consciência. O seu trabalho dispensa comentários, qualquer adjetivo que eu mencione, não vai definir o bem e a grandiosidade do que você faz.

Mas então, é isso "Meu Rei" rs rs rs! Só poderia deixar aqui a frase de” Luan Santana”

“Explosão de sentimentos
que eu não pude acreditar.
Ah! como é bom poder te amar! “

Um beijo imenso pra você!
Neide PS

Amorim disse...

As dificuldades de implementação da democracia brasileira é identica a todas as outras, e não deixa de ser um processo artificial, mecânico e imposto, portanto implica esforço, conformação, normalização e em consequência, violência.
Na ditadura totalitária somos coagidos a agir de forma direta e na democracia é feito de forma indireta pelas mesmas elites.
Sem verdadeira liberdade, a democracia transforma-se num processo social de fuga á ditadura e é assim mais uma forma de ditadura, ainda mais lesiva, porque tudo é feito de forma dissimulada, exponenciando a segregação e o conflito, e os mecanismos de defesa dos cidadãos esvaem-se pelos seus meandros, definidos na lei mas ineficazes.

Cumprimentos
Amorim

george antonio jesus da silva disse...

Desejo a todos deste grupo fraternal muita luz, paz e um ano de 2012 cheio de realizações.
são meus votos . Jesus-george @ig.com.br