sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O BRASIL NÃO TEM RELIGIÃO OFICIAL, E AÍ?

Amigo, é sabido que o Brasil é um país laico, ou seja, não tem religião oficial. Então, por que as bandas de órgãos públicos insistem em tocar hinos católicos em solenidades oficiais dos poderes públicos? Aconteceu ontem na dimplomação do prefeito João Henriquei, a banda do Exército ao término da solenidade tocou o hino do Senhor do Bonfim. Eu adoro esse hino e canto muito, mas seria local e situação para tocá-lo? Não apenas pelo prefeito ser evangélico, mas porque se tratava de um evento oficial de um mandatário que não estava ali por ser evangélico, católico, espíritas, mas por ter sido eleito pela multiplicidade religiosa de nossa Cidade. Você não acha que já passou da hora de deixar esta "tradição" de lado, que para mim soa como insistência de uma ação antidemocrática. Eu quero saber o que você pensa, na moral, escreva aí o seu entendimento. Grande abraço.

7 comentários:

Bárbara disse...

Querido Medrado,

Ainda vivemos sob as asas repressoras da Igreja Católica. Sabe "aquela" que mandava no Estado, determinava quem podia viver, quem devia morrer e quem devia ir para o "paraíso" ? Então, para mim a questão maior é o interesse político existente entre o Estado e a grande massa eleitoral da Igreja Católica. Democracia ? ai...ai...isso é cansativo, mas a musica continua a tocar de lá de dentro pra aqui pra fora e não o contrário.

Unknown disse...

É verdade amigo. Está na hora de os princípios do liberalismo político prevalecerem no Estado Brasileiro, pois somente assim teremos uma sociedade verdadeiramente democrática.
Algumas instituições integrantes do Estado Brasileiro, ou melhor alguns dirigentes de instituições integrantes do Estado Brasileiro parecem não entender a importância da separação entre Estado e Religião.
Poderíamos argumentar que são resquícios de eras de alternância e/ou interatividade entre eles pelo poder, porém necessário se faz que tenhamos (e principalmente, que estes dirigentes tenham) consciência que ao Estado cabe tão somente (nesta área) a proteção das liberdades religiosa e de sua expressão.
Inadmissível, portanto, que uma instituição como a Banda do Exército Brasileiro, em uma solenidade pública, utilize hinos religiosos em sua apresentação.
Um abraço.

M. Nilcéia Juncklaus Preis

inglescomleocarvalho disse...

Concordo com o laicismo do Estado brasileiro, mas acredito que neste caso não tem muito a ver com Catolicismo. A Bahia sempre é simbolizada pelo berimbau, pelo Candomblé e dentre outros pontos turísticos, a Igreja do Senhor do Bomfim. Acredito que as pessoas nem estão pensando em Catolicismo ao tocar este "hino". Poderia ser outra que representasse a Bahia é claro, como por exemplo "segure o tchan" ou "rala a **** no asfalto". :P

Unknown disse...

Caro amigo,

Até porque nosso Estado é laico, o que você pensa dos crucifixos pendurados nas salas de audiências e nos plenários do Poder Judiciário?
Será que os budistas, muçulmanos, judeus e de religião de matriz africana se sentirão tratados igualmente em suas demandas?
Apesar de ser espírita, logo, cristão, penso que é algo a se refletir.
Um abraço.

Ari Santana disse...

Eu gosto do hino, acho que ñ tem nada a ver...além disso há uma confusão, muitos pensam que esta música é o hino da Bahia, pois o hino da Bahia quase nós não ouvimos tocar...é uma pena...Coisas da Bahia!!!Tudo acaba em festa!!!

marcelo disse...

Medrado,

Acho interessante que nosso país seja laico...afinal do meu ponto de vista Deus não se encontra em nenhuma religião ele está dentro de cada um de nós está em nossa fé.... a religião está diretamente ligada a cultura de um povo.como nosso povo é uma mistura de diversos povos então dá toda essa confusão rs rs.. bem, se eu tivesse nascido no japão eu acreditaria em Buda eu sujeito diferente do Deus que acreditamos aqui.... se eu ainda fosse índio acreditaria em Tupã.... entendeu?
então concordo plenamente com você quando disse na rádio"a melhor religião é aquela que te faz feliz"
abraços a todos...
fiquem com Deus não importa como ele seja pra voce...

Anônimo disse...

HOJE VIVEMOS NUM PERÍODO DA HISTÓRIA EM QUE SE CUMPRE OU CONVERGEM TODAS AS PROFECIAS BÍBLICAS, DESDE, Á MUITO,É POR ISSO QUE VEMOS ESTE MAR DE RELIGIÕES INFUNDADAS, E FÚTEIS,DO PONTO DE VISTA DE DEUS É CLARO.
ESTAS RELIGIÕES TODAS AO INVÉS DE TRAZEREM AS PESSOAS A DEUS,TRABALHAM O EFEITO NATURAL, NA REALIDADE AFASTA É AS PESSOAS DE DEUS, ISTO É COMO JESUS DISSE UMA VEZ AOS LÍDERES FARISEUS FALSOS DO PASSADO,VÓS NÃO ENTREIS,NEM DEIXAIS ENTRAR. VÓS COM TANTOS SABERES HUMANOS, E COM MEIAS VERDADES, VÓS INVALIDAIS A PALAVRA DE DEUS,PORQUE NA MAIORIA DOS CREDOS, SÓ SE FALA, É EM JESUS PARA CIMA, E JESUS PARA BAIXO,MAS A MAIORIA DESTAS PESSOAS NASCERAM E VIVERAM E MORRERAM, SEM NUNCA TEREM CONHECIDO DEUS COMO DEUS,PORQUE AFINAL JESUS FOI BEM CLARO QUANDO PERGUNTOU AOS FARISEUS, QUAL ERA O PRIMEIRO MANDAMENTO:

(Mateus 22:37-38) . . .Disse-lhe: "'Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.' 38 Este é o maior e primeiro mandamento.

SE O PRÓPRIO JESUS, QUE É O PRIMOGÉNITO,QUE QUER DIZER A PRIMEIRA CRIAÇÃO DE DEUS,ENFATIZA A SE ADORAR O SEU PAI, E AS RELIGIÕES,ENFATIZAM O CONTRÁRIO, ESTÃO DE FACTO EM DESOBEDIÊNCIA,PORQUE ESTÃO A ADORAR A CRIAÇÃO E NÃO CRIADOR, PORQUE DEUSES EXISTE MUITOS,PORQUE DEUSES É O PLURAL DE DEUS,DEUS EM SI SÓ SE ESTÁ A REFERIR A UM SÓ, MAS QUAL ?????
PORQUE JESUS TAMBÉM É UM DEUS PODEROSO, MAS EXISTE NO CÉU O SEU PAI JEOVÁ QUE É O TODO PODEROSO,E SE VÓS NÃO O SANTIFIQUEIS DE ACORDO COM AS ESCRITURAS SAGRADAS,DE NENHUM PROVEITO É O VOSSO LABOR, POR ISSO O JULGAMENTO SE APROXIMA COM RAPIDEZ.

(Mateus 15:3) . . .Por que é também que vós infringis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?. . .

(Mateus 15:6-7) . . .E assim invalidastes a palavra de Deus por causa da vossa tradição. 7 Hipócritas!. . .

E ISTO É O QUE MUITOS O FAZEM HOJE, SÓ EM PROVEITO PRÓPRIO, COM FALTA DO CONHECIMENTO EXATO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

NENHUMA RELIGIÃO OU SEITA TEM O DIREITO DE EXTORQUIR DINHEIRO DE NINGUÉM,PORQUE ESTA LEI FOI DA LEI MOSAICA,E JESUS ALTEROU ESTE CONCEITO,PORQUE AGORA VIVEMOS É A LEI DO CRISTO E NÃO A LEI MOSAICA.

(Mateus 10:8-9) . . .De graça recebestes, de graça dai. 9 Não adquirais nem ouro, nem prata, nem cobre, para os bolsos. . .


DEUS HOJE, ESTÁ OUTRA VEZ A AJUNTAR O ISRAEL DE DEUS QUE ESTÁ ESPALHADO POR TODAS AS NAÇÕES, ABRAÃO FOI PAI DE MUITAS NAÇÕES, AS QUAIS EXISTEM HOJE, E O ISRAEL DE DEUS DE FACTO SÃO TODOS AQUELES QUE NÃO ANDAM A BRINCAR ÁS BÍBLIAS E QUE PROCUREM A VERDADEIRA FÉ.

DEUS AGORA ABRIU UMA PORTA PARA AS NAÇÕES, E NÓS É QUE SOMOS O NOVO ISRAEL DE DEUS, NÓS OS SINCEROS DAS NAÇÕES.
(Atos 15:14) . . .Deus, pela primeira vez, voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome.

(Atos 15:17-20) . . .a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová, que está fazendo estas coisas, 18 conhecidas desde a antiguidade.’ 19 Por isso, a minha decisão é não afligir a esses das nações, que se voltam para Deus, 20 mas escrever-lhes que se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do estrangulado, e do sangue.. . .

SE O PACTO ANTIGO FOI DESFEITO,PORTANTO PASSOU Á HISTÓRIA.

(Hebreus 8:7-13) . . .Porque, se aquele primeiro pacto tivesse sido sem defeito, não se teria procurado lugar para um segundo; 8 porque ele acha falta no povo quando diz: “‘Eis que vêm dias’, diz Jeová, ‘e eu concluirei um novo pacto com a casa de Israel e com a casa de Judá; 9 não segundo o pacto que fiz com os seus antepassados no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque não continuaram no meu pacto, de modo que parei de me importar com eles’, diz Jeová.” 10 “‘Pois, este é o pacto que celebrarei com a casa de Israel depois daqueles dias’, diz Jeová. ‘Porei as minhas leis na sua mente e as escreverei nos seus corações. E eu me tornarei seu Deus e eles é que se tornarão meu povo. 11 “‘E de modo algum ensinará cada um ao seu concidadão e cada um ao seu irmão, dizendo: “Conhece a Jeová!” Porque todos me conhecerão, desde [o] menor até [o] maior deles. 12 Porque serei misericordioso para com as suas ações injustas e de modo algum me lembrarei mais dos seus pecados.’” 13 Ao dizer “um novo [pacto]”, tornou obsoleto o anterior. Ora, aquilo que se torna obsoleto e fica velho está prestes a desaparecer.

AS PESSOAS PRECISEM DE TOMAR ELAS PRÓPRIAS O CONHECIMENTO EXATO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, E ASSIM FICAM A SABER MAIS DO QUE AQUELES QUE FINGEM QUE SABEM MUITO DAS ESCRITURAS, E NA REALIDADE, ESTÃO É A SER LEVADAS.

PARA OBEDECER A JESUS , NÃO É SÓ FALAR DELE,MAS SIM ENALTECER AQUELE QUE O LEVANTOU DENTRE OS MORTOS, QUE FOI O SEU PAI CELESTIAL, O SENHOR JEOVÁ, O SOBERANO DO UNIVERSO, O VERDADEIRO DEUS.

(Deuteronômio 4:35-36) . . .A ti é que se mostrou [isso], para que soubesses que Jeová é o [verdadeiro] Deus; não há outro além dele. 36 Desde os céus te fez ouvir a sua voz para te corrigir; e na terra te fez ver seu grande fogo, e ouviste suas palavras do meio do fogo.

JESUS NÃO FAZIA NADA NA TERRA SEM ORAR PRIMEIRO A ELE, E QUEM SOMOS NÓS PARA O FAZERMOS DE OUTRA FORMA?

(João 4:22-24) . . .Adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação se origina dos judeus. 23 Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. 24 Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.”. . .

(Isaías 42:8) . . .“Eu sou Jeová. Este é meu nome; e a minha própria glória não darei a outrem, nem o meu louvor a imagens entalhadas.


OS HOMENS PRECISEM DE TER O CONHECIMENTO EXATO DAS ESCRITURAS, SEM MÁS INTERPRETAÇÕES,E NÃO UM CONHECIMENTO RELATIVO COMO TEM AS DEMAIS INTITULADAS RELIGIÕES DESTE MUNDO EU SEU PROVEITO PRÓPRIO.

(2 Pedro 1:20) . . .Pois sabeis primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular. . .

(João 17:3) . . .Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.. . .

AQUELES QUE ANDAM, A FAZER DA BÍBLIA O QUE FAZEM,DEUS NÃO DORME E O DIABO ANDA FELIZ, TUDO TEM UM PROPÓSITO.

(Romanos 1:28) . . .E assim como não aprovaram reter Deus com um conhecimento exato, Deus entregou-os a um estado mental reprovado, para fazerem as coisas que não são próprias. . .

É PRECISO, O CONHECIMENTO EXATO:

(Efésios 1:17-19) . . .para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento exato dele, 18 tendo sido iluminados os olhos de vosso coração, para que saibais qual é a esperança a que fostes chamados por ele, quais são as gloriosas riquezas que ele segura como herança para os santos 19 e qual é a magnitude sobrepujante do seu poder para conosco, os que cremos. . .

(Filipenses 1:9-10) . . .E isto é o que continuo a orar: que o vosso amor abunde ainda mais e mais com conhecimento exato e pleno discernimento; 10 que vos certifiqueis das coisas mais importantes, para que sejais sem defeito e não façais outros tropeçar, até o dia de Cristo,

DEUS MANDOU FOI FAZER UMA PREGAÇÃO MUNDIAL.

(1 Timóteo 2:3-4) . . .Isto é excelente e aceitável à vista de nosso Salvador, Deus, 4 cuja vontade é que toda sorte de homens sejam salvos e venham a ter um conhecimento exato da verdade.. . .


PREGAÇÃO PARA O TEMPO DO FIM.
(Mateus 24:13-14) . . .Mas, quem tiver perseverado até o fim é o que será salvo. 14 E estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.

E MUITAS MAIS COISAS HAVERIA PARA DIZER. V.R.
A MINHA OBRIGAÇÃO COMO PARTE DO ISRAEL DE DEUS, É AVISAR O ISRAEL DE DEUS ESPALHADO POR ESTE MUNDO PERDIDO, É UMA OBRIGAÇÃO COM O MEU PRÓXIMO,DO MEU AMOR AOS MEUS IRMÃOS OVELHAS DESTE MUNDO.


(Ezequiel 3:17-21) . . ."Filho do homem, constituí-te vigia para a casa de Israel, e terás de ouvir a fala procedente da minha boca e terás de avisá-los da minha parte. 18 Quando eu disser ao iníquo: 'Positivamente morrerás', e tu realmente não o avisares e não falares para avisar o iníquo do seu caminho iníquo, a fim de preservá-lo vivo, ele, sendo iníquo, morrerá no seu erro, mas o seu sangue demandarei da tua própria mão. 19 Mas, no que se refere a ti, se tiveres avisado o iníquo e ele realmente não recuar de sua iniqüidade e de seu caminho iníquo, ele é que morrerá pelo seu erro; mas tu, tu terás livrado a tua própria alma. 20 E quando o justo recuar de sua justiça e realmente fizer injustiça, e eu tiver de pôr diante dele uma pedra de tropeço, ele é que morrerá por não o teres avisado. Morrerá por seu pecado, e seus atos justos que praticou não serão lembrados, mas demandarei o sangue dele da tua própria mão. 21 E se tu tiveres avisado o justo para que o justo não peque, e ele realmente não pecar, continuará a viver impreterivelmente porque foi avisado, e tu mesmo terás livrado a tua própria alma."

O AVISO ESTÁ AQUI, SÓ QUEM FOR SINCERO É QUE O VAI ENTENDER. CUMPRIMENTOS.