sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aos que acreditam
(Publicado na rede social Facebook - 16.01.2015)

Ainda sobre a possível projeção de Renoir na Cidade da Luz, na última terça. Li por aqui algumas coisas que podem estar contaminadas com antipatias pessoais, ainda que o post seja direcionado aos que acreditam e estão por aqui porque confiam no meu trabalho, na minha seriedade. Peguei esta imagem que foi trabalhada por Jota Mendes em um programa de computador, vejamos:

1 - repare que não tem como ser sombra de arbusto, pois parece que ele está dentro de um cubo, uma caixa, que delimita a imagem, como se um prisma o projetasse e contivesse a imagem. Como se fosse uma foto 3x4. Seria algo semelhante aos nossos projetores?

2 - observe que no canto do rosto, à direita, em baixo, tem uma sombra, aí sim de um arbusto, verifique que é mais escura, densa e sobrepõe à figura, bem como a sombra de um ramo que se projeta sobre o lado esquerdo do rosto, logo abaixo do olho, e ao lado também. Nunca vi sombra sobre sombra delimitadas, definidas, pois as sombras se fundem.

3 - verifique que o arbusto que tem é arredondado, denso, mas a imagem é suave, bem contornada nas expressões faciais.

Compare com a foto de Renoir em vida. 

Pois é, não sou de acreditar em tudo, como vocês sabem, mas por que a imagem formada é de um espírito conhecido e não de outra coisa qualquer? Mas as questões espirituais, as tênues nuances são assim...dúvidas, descréditos, caso contrário todo mundo creria na realidade da imortalidade. Agora que é Renoir, é (rs), eu creio e pronto (rs).

 



Nenhum comentário: