Acabei de receber esta tela de Monet, onde ele homenageia a fé dos que creem, mesmo não sendo a sua: Flores para Iemanjá – foi o nome que ele deu, notem o azul e branco, cores do Orixá e os tons rosas, da feminilidade, em sua concepção. É sabido na prática que nada muda com o passar de um dia, de um determinado horário, mas o poder simbólico que isto traz é imenso para que cada um se sinta fechando um ciclo e abrindo outros. A cada ciclo que termina o ser humano se sente mais fortalecido, renovado para um recomeço, como que houvesse uma nova carga de estímulo e coragem, pois afinal de contas acabou um ano. As coisas negativas ficaram para trás, agora é vida nova, novos projetos. Há estudiosos que chegam mesmo a dizer que, se não houvesse o Revéillon, as pessoas não suportariam as cargas de seus padrões emocionais de vida, pois o tal festejo da mudança do ano gera uma sensação de controle do destino, pois se eu faço nele os meus rituais pessoaais, estarei no domínio da “sorte” da minha vida. Então, faça o que a sua fé inspira, buscando na confiança de que tudo será melhor... pule ondas, jogue flores ao mar, defume sua casa... sei lá, o que representar para você bons fluidos, boas energias. FAÇA E FELIZ TUDO EM 2013, é o que desejo a vocês.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
sábado, 29 de dezembro de 2012
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Reta final de 2012
Reta final de 2012, eu não tenho dúvidas que se agora você que me lê se perguntar o que mais lhe falta na vida, não tenho dúvida que você dirá: PAZ. Verdade, estamos vivendo dias sem paz...no trânsito, no trabalho, em casa, em nossa alma.
Então, como cantou John Lenon:
Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz Talvez você diga que eu sou um sonhador Mas eu não sou o único Eu tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós. E o mundo será um só.
Vamos, então, começar em nós a paz que queremos receber do mundo, dos outros? Tenha dias em paz, para melhor arrumar os seus projetos e estratégias para 2013. Você precisa aprender a contar com você, pois por mais amores, amigos que tenha, só você é o artífice, o construtor de sua vida, do seu futuro, inclusive de sua paz. E tome como verdade que nada, nem ninguém vale a sua PAZ.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Teorias da paz - Jornal A Tarde (Coluna Opinião)
José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz
medrado@cidadedaluz.com.br
É natural nestes dias que acontecem agora as religiões, inclusive a minha, fazerem manifestações em torno da paz. São eventos, caminhadas, palestras... tudo muito válido para a reflexão. No entanto, permita-me, eu me pergunto: e a distância entre os eventos e as práticas como se caminha? Passam realmente por ações ativas, realizáveis ou ficam apenas nas figuras de retórica, no politicamente correto? Será que estamos levando para os nossos centros, templos, igrejas a diversidade religiosa, por exemplo? O terreiro de candomblé Ilê Axé Ayrá Izô, em Brotas, recebeu ordem de despejo, pois os seus dirigentes não buscaram a convalidação legal de área a eles doada pelo falecido proprietário. Qual foi a iniciativa das comunidades religiosas?
Há muito por se fazer no campo da harmonia entre as religiões. Há os que fazem, mas são poucos, de fato. Penso, inclusive, que já está na hora de acabar com o discurso do sincretismo religioso, em relação ao candomblé, lembrando que ele (o sincretismo) surgiu para driblar a intolerância religiosa dos senhores de ontem. Não há mais espaço para um Estado se jactanciar do seu sincretismo; é pregar superioridade, pois o candomblé é uma religião com a sua estrutura própria, e precisa ser reconhecido assim.
Recentemente, encheu-me de orgulho o meu querido amigo de luta contra a intolerância religiosa, o pastor evangélico Djalma Torres, que recebeu da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no último dia 17, em Brasília, o Prêmio de Direitos Humanos 2012. O prêmio consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos. Foi em reconhecimento da sua luta a favor do ecumenismo e do diálogo interreligioso. Djalma tem feito acontecer, há mais de 30 anos, indo, recebendo amigos que granjeou no seu caminhar por todas as religiões. Uma referência, de fato.
Destarte, que derrubemos os muros, mantenhamos as concepções pessoais, mas façamos o compromisso com os nossos ideais conciliatórios independentemente de datas.
J. MEDRADO ESCREVE QUINZENALMENTE NA 4a.-FEIRA
domingo, 9 de dezembro de 2012
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Noite da Gratidão (11/12) - A Cidade da Luz terá posto de coleta de sangue (HEMOBA)
Foto do ano de 2011 - Noite da Gratidão na Cidade da Luz
A Cidade da Luz, mantendo a histórica parceria com a Fundação HEMOBA - Hematologia e Hemoterapia da Bahia, contará com um "Posto de Coleta Itinerante" para coleta de sangue, no dia da Festa da Gratidão.
As doações de sangue recebidas são processadas pela HEMOBA, produzindo os hemocomponentes (concentrados de hemácias, plaquetas e outros), que são fornecidos aos pacientes do SUS nos hospitais da rede própria de assistência, seja estadual, municipal ou federal, e também nos hospitais contratados do SUS, em qualquer tipo de gestão, na Bahia.
CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE:
- estar em boas condições de saúde
- estar pesando acima de 50 kg
- ter entre 16 e 67 anos. Menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável
RECOMENDAÇÕES MÉDICAS:
- estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos
- ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior - não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação
- não ter fumado nas últimas 2 horas
NÃO PODERÃO DOAR:
- quem estiver gripado ou com febre
- mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto
- aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade
- quem utiliza drogas injetáveis
Importante: no momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Data: 11 de dezembro de 2012 (3ª feira)
Horário do atendimento: das 12h às 18h
Local: Cidade da Luz - Pavilhão Assistencial
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
O espírita e a indignação - Jornal A Tarde (Coluna Religião)
Existem algumas práticas nocivas ao processo de se sociabilizar a doutrina espírita em um patamar onde a construção de um homem melhor não nasça de uma atitude contemplativa. Torna-se indispensável o posicionamento cidadão do espírita, reivindicando, contestando, agindo em benefício de um mundo melhor, mais justo e equânime. Não se pode, em forma de uma atitude pseudo-superior, estar à parte do mundo, de suas misérias e dificuldades, só pensando em “Nosso Lar” ou nas “Violetas na Janela”.
O cristão espírita é destemido e confiante, pois obra para melhorar a sociedade, em seu conjunto de ação por um mundo melhor.
Estar à margem das discussões sociais do mundo em que vive é pura arrogância, de quem não se sente inserido em um contexto de ação e transformação.
A questão n º 573 de O Livro dos Espíritos nos posiciona com clareza meridiana: "Em que consiste a missão dos Espíritos Encarnados? - Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais".
Ora, como melhorar as instituições sem estar nelas, dando o exemplo de comprometimento com o bem coletivo?
Assim, teremos sempre que repudiar toda e qualquer ação que atente contra a sociedade em que nos encontramos. Não iremos fazer das nossas tribunas espíritas palcos de desagravos ou de avaliação desta ou daquela conduta, mas não poderemos deixar de nos indignarmos com a miséria do salário mínimo, com as filas do INSS, com a incúria dos governantes diante da corrupção, violência, desmandos.
O grande e admirável pensador espírita Deolindo Amorim, em O Espiritismo e os Problemas Humanos, peroliza: "Para os espíritas, finalmente, o Cristianismo não é apático. Se, na realidade, o cristão ficasse apenas na fé, rezando e contemplando o mundo à grande distância, sem participar do trabalho de transformação do homem e da sociedade, jamais a palavra do Cristo teria a influência ponderável. O verdadeiro cristão, o que tem o Evangelho dentro de si, e não apenas o que repete versículos e sentenças, não pode cruzar os braços dentro de um mundo arruinado e poluído pelos vícios, pela imoralidade e pelo egoísmo".
Assim, não deveremos ser alienados. Os nossos órgãos representantes, ainda que de uma forma não hierarquizada – graças a Deus – poderiam se manifestar repudiando tudo que vai de encontro aos princípios de igualdade, solidariedade e fraternidade, que balizam a ação espírita no mundo.
Não haveremos de continuar achando que somos os “puros” que não poderemos nos “misturar” com estes espíritos inferiores. Precisamos agir com a firmeza de que Jesus nos instruiu: sim, sim; não, não.
No dia em que o ser humano deixar de se indignar, ele será uma máquina, um robô programado apenas para existir, nunca para viver, pois viver significa se comprometer, expor-se, lutar. Fazer de sua vida uma história de acréscimo do novo, em si e na sociedade em que atua.
A omissão jamais trará paz de consciência, ainda que a anestesie.
JOSÉ MEDRADO / MÉDIUM, FUNDADOR E PRESIDENTE DA CIDADE DA LUZ
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Ajude as obras assistenciais da Cidade da Luz - Natal Shopping Piedade Solidário
Ajude a gente aí, vai. Se, efetivamente, ganharmos este carro, iremos dividir o prêmio com a Instituição Beneficente Conceição Macedo que cuida de crianças HIV positivas. Você só poderá votar lá no shopping, mas não precisa comprar nada, é só chegar e dar seu voto. Ajude a gente e obrigadão.
AJUDE AS OBRAS ASSISTENCIAIS DA CIDADE DA LUZ.
A Cidade da Luz foi selecionada junto com mais quatro instituições de caridade, pelo Shopping Piedade, para concorrer a um carro.
Entre os dias 03 e 31 de dezembro de 2012, o Shopping Center Piedade (rua Junqueira Ayres, nº 8, Barris) executará a campanha Natal Piedade Solidário, e permitirá que seu público visitante, independentemente da realização de qualquer compra em qualquer das lojas do shopping, vote na instituição de caridade, na qual desejaria que a parceira do shopping, a concessionária Frutosdias, doasse um automóvel Chevrolet Montana LS 1.4.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Escultura de Renoir
Aprendi isto com Renoir, espírito: "A arte não é a apenas o que vemos, mas a concretização do sentimento do autor que conecta com a do expectador.". Esta escultura eu a recebi dele.
Assinar:
Postagens (Atom)