sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

POR QUE NÃO?

No último dia 23 de fevereiro comemoramos o aniversário da Cidade da Luz e do Centro Espírita Cavaleiros da Luz com um lindo culto ecumênico. Lá estavam Mãe Carmen - filha e sucessora de Meninhinha do Gantois, Mãe Jaciara - cuja morte da mãe por intolerância religiosa deu origem à criança do dia nacional contra a intolerância religiosa, padre Alfredo Dórea e o pastor Djalma Torres, além de André Peixinho - presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia e Adenauer Novaes, fundador do Lar Harmonia, além naturalmente de ilustres autoridades, artistas e o público em geral. A festa, modéstia inclusa (risos) foi linda: mais de 3 mil pessoas ouviram as mensagens de todos os religiosos com muita atenção. Cantaram juntos com os celebrantes. Houve emoção, lágrimas, risos...Tudo como, certamente, Jesus gosta e aprova. Então, pergunto: Por que não? Por que não podemos fazer sempre assim: diminuir distâncias entre corações, buscar pontos comuns e deixar de lado os divergentes? Por que não?

13 comentários:

Unknown disse...

ADOREI TUDO, EU NÃO CONHECIA MÃE CARMEM , E QUANDO VI AQUELA CRIATURA EMANA UM SORRISO DE TERNURA, ATENDE TODO MUNDO EU QUERO CONHECER O CANDOMBLÉ POR QUE TENHO CURIOSIDADES...E QUERO ALGUMAS RESPOSTAS , MAS AMEI , RITA BATISTA SE SUPEROU, ESTAVA COMO SEMPRE MUITO LINDA , MARIENE MADRADO E TODOS NÓS QUE FOMOS AGRACIADOS E ABENÇOADOS,EU EM PARTICULAR ME TONEI UMA PESSOA MELHOR COM OUTRA VISÃO DAS RELIGIÕES , E CONTINUO NA LUTA .OBRIGADO JOSÉ MEDRADO E A TODOS OS ARTISTAS ESPECIAIS QUE ALI ESTIVERAM E A TODOS OS ESPIRITOS DE LUZ QUE NOS ILUNIMOU COM O BRILHO DAQUELA NOITE MARAVILHOSA.OBRIGADO DEUS E A JESUS CRISTO .

Unknown disse...

PARABENS JOSÉ MEDRADO QUERIDO E OBRIGADO POR VC EXISTIR EM MINHA VIDA ME FAZENDO COM SEUS COMENTARIOS TER UMA VISÃO MAIS EXTENSA DAS COISAS E POR ME TORNAR UM SER HUMANO MELHOR , PELO MENOS ESTOU NO CAMINHO KKKK
PARABEMS QUERIDO QUE TODAS AS BENÇÃOS DE TODOS OS ORIXAS E ESPIRITOS DE LUZ TE PROTEJAM.
VOCE É DO BEM ,TE DESEJO MUITA SAÚDE , AMOR E TUDO DE BACANA QUE POSSA EXISTIR QUE SEJA BOM PRÁ VC.BJSSSSS

José A. Soares disse...

Parabéns Medrado pela iniciativa ecumênica, fraterna.
Isso mostra o quanto a Cidade da Luz é mesmo repleta de luminosidade e seus Cavaleiros são pela paz.
Nós espíritas podemos e devemos dar o exemplo de concórdia e sabemos que "religião" fanatizante e sectária é bem diferente de "religiosidade" que nos une como irmãos.
Abraço Fraterno

Unknown disse...

Medrado, parabéns pelo belíssimo encontro. Realmente é um momento de muitas bênçãos e luz. Jesus te abençoe. Grande abraço, Geisa.

FRED SANTOS disse...

Medrado, gostaria de poder responder a esta pergunta, mas realmente não sei. O espírito humano me parece estar mergulhado em rios de orgulho e vaidade, que resulta em situações como esta que é objeto de seu questionamento. Talvez seja esta a resposta, talvez não, seja mais complexo o entendimento, o que sei é que este distanciamento não é determinado por nenhuma doutrina religiosa que tem no Cristo sua base filosófica e existencial, já que o próprio, através do seu exemplo, nos mostrou a inutilidade do isolamento espiritual e entre os Homens, portanto, me parece que tudo decorre do próprio comportamento humano que está envolvido pelos laços venenosos da intolerância, da falsa humildade e, sobretudo, da ausência do amor e da fraternidade entre todos.
Isto se verifica também dentro do movimento espírita, por maior espanto que se possa causar nos espíritas, que causa também um distanciamento entre os militantes da Doutrina do Amor e da Vida, num verdadeiro contrasenso no agir de um Cristão. No interior da Bahia a coisa é muito mais visível e de um distanciamento que afirma estes sentimentos equivocados de pretensos religiosos de todas as matizes religiosas aqui existentes. Eu mesmo tentei por algumas vezes, na abertura das nossas semanas espíritas, incluir uma oração ecumênica, com a participação de padre, pastor, representantes da Umbanda e do Cadomblé, mas sem êxito, o máximo que consegui foram palavras educadas de agradecimento e do tipo "vamos pensar...", nada mais. Há até resistências a isto dentro do próprio movimento espírita local (Jacobina) e regional, o que é lamentável, mas assim caminham os espíritas, não a Doutrina. Meu querido, um abraço afetuoso de seu amigo.

Judite disse...

MEDRADO QUERIDOOO...
Só quem participa de uma cerimônia ecumênica pode avaliar a beleza de ver as religiões agregadas. Mas o preconceito impede que as pessoas vivenciem esse momento. Aqui,entre meus amigos, quando os convidei para assistirem sua festa,em minha casa,me olharam com espanto.Como posso MISTURAR crenças, me perguntaram. Como conceber
Deus separando pessoas por seguirem caminhos diferentes,respondi. Mas êles não vieram e PERDERAM a emoção do riso e da lágrima nesse encontro que você Medrado teve a ousadia de promover tão brilhantemente.(como tantos outros).
Parabéns AMIGO pela coragem, pelo aniversário e por manter com tanto brilho minha amada Cidade da Luz.
Abraço FORRRRRRRRRRRRRRRTE

Jussiara Hora Melo disse...

Apesar de não ter participado, fico feliz por este grande evento.

A humanidade precisa sair da energia das paixões, do orgulho e se unir.

Cada vez mais eu me convenço que eu sou ecumênica, graças a Deus.

PRABENS!

Romeu Norrth disse...

agradeço,e aguardo contatos com o medium espirita jose medrado,neste espaço,ok

Romeu Norrth disse...

grade amigo,tenho duvidas porque varios espiritos chegam ao mesmo tempo para um medium,como devemos procesder,obrigado!!!saudaçoes!!

Anônimo disse...

Poderia sim, ser sempre assim. Todos unidos em comunhão, mesmo com diferenças de crenças, de raças, de condição social , mas todos com um único propósito; o Amor Divino. Se não fosse pelas diferenças, não haveriam evoluções espirituais, não precisaríamos estar corrigindo nossas falhas, nossos julgamentos precipitados e injustos é por ela que tentamos eliminar o preconceito, o racismo, o egoísmo, intolerância.Se o serhumano tem que evoluir aqui neste plano, infelismente as diferenças ainda fazem parte desse longo caminho a percorrer. Danielle Arlego

Alessandra Rezende disse...

Medrado é exatamente isso que Jesus quer!!!Somar atitudes para o bem comum!Confraternizar,respeitar,tolerar e amar,sem discriminações religiosas.

Alessandra Rezende disse...

Seria maravilhoso se fosse sempre assim !!!Afinal todas as religiões devem ser respeitadas, nenhuma deve ser imposta à ninguém,nenhuma é melhor que a outra.Somos todos pequenas fagulhas de amor do nosso criador que é ÙNICO( Infinitamente bom e misericordioso).

Unknown disse...

medrado querido , acompanhei sua fala pela metropole sobre o falecimento do seu pai , e concordo com suas sabias palavras de contentamento ...devemos rever nossos conceitos urgentes e procurarmos viver observando as mudanças...não podemos fiicar chorando o tempo todo e nem achar que a morte é coisa do outro mundo , sabemos que um dia ela virá ...e aí?
mas saiba que te adoro e desejo tudo de maravilhoso prá vc nestes dias de folga sua , só n gostei que vc não fez o sintonia na sexta , mas tambem merece um bom descansdo .bjs te adoro...