quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ideias totalitárias - Jornal A Tarde (Coluna Opinião)







José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz
medrado@cidadedaluz.com.br

Hoje, eu iria escrever aqui sobre o prêmio que a Escola Municipal Carlos Murion, do complexo Cidade da Luz, ganhou do Ministério Público da Bahia, como sendo a melhor escola pública, entre as estaduais e municipais de Salvador. Sentia a necessidade de destacar o empenho dos comprometidos professores e toda a ação que a Cidade da Luz empreende para o êxito alcançado, na maioria, sem qualquer apoio do município, até agora. 

Mas não gostaria de me estender pois, se de um lado, a educação brilha nessa nossa escola, do outro barbáries evidenciadas nos noticiários dão conta de que as pessoas estão tomadas por uma sanha preocupante contra os que pensam diferentemente dos seus posicionamentos. Falo do absurdo que A TARDE aqui noticiou, no último domingo, quando um grupo de manifestantes impediu o sociólogo Demétrio Magnoli de se expressar em uma mesa de debate na Flica, na cidade da Cachoeira. 

Sob a acusação de racista, por se posicionar, em outras oportunidades, contra o sistema de cotas nas Universidades - já funcionando e dando excelentes e orgulhosos frutos -, o grupo o chamava de direita, e fazia performance até com uma cabeça de porco, exigindo que ele não se pronunciasse sob o tema que nada tinha com o cerne da manifestação. Onde fica o tal do “seu direito termina, quando o do outro começa”, considerando a livre expressão? 

Tal episódio me remeteu, por analogia, ao livro 1984, de Orwell, que tinha na polícia do pensamento a função de descobrir e eliminar membros da sociedade que pudessem apenas pensar em desafiar o poder constituído. Atitudes desse jaez só nos faz lembrar de estados totalitários, onde o contraditório é execrado para a formação de uma única massa que, no culto da monoideia, não ouse a pensar, falar e escrever diferentemente do que alguns querem. Essa é a contraposição à educação, que deve formar valores discursivos, de diálogo e confronto de ideias, jamais de agressão de qualquer natureza, no calar forçadamente o contraditório.

MEDRADO ESCREVE NA 4a. FEIRA, QUINZENALMENTE

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SERÁ POSSÍVEL? CUSTO A CRER !

SERÁ POSSÍVEL? CUSTO A CRER! 

No site UOL de hoje, vem uma denúncia de que foram encontradas cartas em uma sala do templo da Avenida João Dias, na zona sul de São Paulo, da Igreja Mundial do Poder de Deus, do Apóstolo Valdemiro Santiago, onde pedem a fiéis para se "passarem por enfermos curados, ex-drogados e aleijados" e assim "conseguir convencer mais pessoas a contribuírem financeiramente para a aquisição do canal 32". Será possível? Custo a acreditar, parece até uma armação pela tamanha desfaçatez e ignomínia do processo. Mas quando eu digo que estão querendo tornar o Brasil uma teocracia, dominando tudo...Veja a carta aí em baixo.


sábado, 19 de outubro de 2013

SOBRE A TRAGÉDIA (Leiam com calma, para reflexão honesta, consciente)

Fui concitado a expor aqui a minha opinião sobre esta tragédia que tanto chocou a todos. De pronto, afirmo que sobre dores humanas não cabe opinião, porquanto pessoa alguma tem condições de avaliar o sofrimento e a dor que dilaceram o coração de quem quer que seja, no cenário de uma tragédia. Posto, no entanto, o meu posicionamento, em expressão que julgo de consciência e princípio, resultado das minhas reflexões cristãs. Um fato: dois jovens foram mortos em um acidente, após um desentendimento no trânsito, cabe o apuro da polícia, da justiça, na qualificação das mortes e a possível responsabilização penal de quem o causou. Outro ponto: a médica que conduzia o carro do atropelo fez serviço voluntário na Cidade da Luz, durante muitos anos, sendo que de uns três para cá, ela não pode mais atender no Centro, abriu, no entanto, uma cota social em sua clínica para as pessoas encaminhadas por nós. Não a conhecia pessoalmente, fui abordado por ela dentro de um avião, pedindo-me para ser voluntária no Centro, dando-me, para tanto, o seu cartão. Não mais tive contato. Repassei o cartão para o setor específico. Contato feito, trabalho encaminhado. Por dever de consciência, quando fui instado, não poderia deixar de dizer o que é expressão da verdade simples e natural: Todos atendidos por ela sob nosso encaminhamento só tinham elogios. Não tenho aqui manifestação tendenciosa, de forma alguma, mas sentimento cristalino de debruço sobre os fatos, perfeitamente comprováveis. Um episódio não invalida o outros, em sentido algum. Naturalmente, neste mesmo momento que você lê, se conhecia, lembrará dos meninos que morreram e levantará também as qualidades deles, natural, você os conhecia. A quem não conhecia, entendo, não cabe ajuizamento, somente análise de fatos. Não sejamos veículos do despertamento de ódios, mas protagonistas da busca da verdadeira justiça. A aplicação da justiça é um direito e dever de todos, que devemos exercer sempre. É preciso que em nome desta justiça não façamos o que nos indignamos nos outros. Diante de comoções, dores...é indispensável o equilíbrio principalmente dos que não conhecem os envolvidos, a fim de não darmos vazão às nossas próprias dores, diante das dos outros. 
Os familiares, amigos, principalmente a mãe de Emanuel e Emanuelle devem estar em uma dor, que Deus nos livre a todos, e que a justiça seja feita; mas também a outra família, seus amigos... seguramente estão em grande sofrimento. Seremos sempre produtos de nossas ações, e responderemos por elas, sempre, para o bem, para o mal e ou em ambas as interações. Só por estarmos neste mundo, estamos sujeitos a tudo, a qualquer momento. Pessoa alguma está livre do imponderável. Guardemo-nos sempre em oração e vigilância.                                                  Obrigado.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Escola Municipal Carlos Murion, integrante da Cidade da Luz, ganha concurso do Ministério Público

Estou super orgulhoso da equipe da Escola Municipal Carlos Murion, da Cidade da Luz, pois quando se trabalha com amor, sem intenções senão da educação, tudo é possível. Parabéns a todo o corpo docente, com o seu empenho, dedicação e amor à nossa causa e Casa.

Wagner, Wagner... (Coluna Opinião - Jornal A Tarde - 16.10.13)

 
José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz


Wagner, Wagner...
 
Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que continha todos os males, que lhe fora dada pelos deuses. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora, vencida pela curiosidade, abriu, liberando todos os males lá contidos. Fechou rapidamente, mas era tarde, pois somente ficou um único bem: a esperança. Nietzsche, no entanto, em Humano, demasiado humano, considera a esperança como o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens. Dessa forma de contexto, a assinatura da construção da Linha 2 do tal sabido metrô de Salvador se torna uma esperança, com pintura forte de descrédito da possibilidade de uma viabilialização efetivamente rápida, por conta do velho saber do gato escaldado.
 
Passo, diariamente, pela frente da tal estação Brotas e a reação que compele a minha indignação é do questionamento de quem está pagando pelo absurdo de obras que se arrastam por 13 anos, sem que não tenhamos informação alguma de apenamento de responsáveis por aquele monumento à incúria e ao avanço ao dinheiro público!
 
O governador, com pompa e circusntância, trouxe a presidente para a assinatura, autorizando obras para a nova etapa, mas a antiga ainda está aí em um imbróglio infame. Wagne, Wagner, vejá lá, que esperança é essa que você está nos trazendo, a de Nietzsche ou a de Aristóteles quando diz que ela é o sonho do homem acordado?
 
A recorrente notícia de assaltos ao dinheiro público tem desenvolvido em muitos dos brasileiros uma infeliz banalização do errado, como se no código de consulta das ações governamentais, em seu sentido geral, amplo, estivesse grafado que os desvios são aceitáveis, já que acontecem de ordinário. Não podemos, de forma alguma, nos deixar cair nesta teia do é "assim mesmo", apascentados pela avalanche de notícias neste sentido que nos assoberbam, sufocando ações concretas de cidadania. Por isso tudo, clamo: Wagner, Wagner, veja lá o que você está fazendo, pois neste momento penso, como Voltaire, que a esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.
 
J. MEDRADO ESCREVE NA QUARTA-FEIRA, QUINZENALMENTE

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tela de Mary Cassat pintada no Perseverança, S. Paulo

Obra de Mary Cassatt que recebi no Perseverança, SP, no último sábado (sou suspeito hehehehe, mas achei linda). Pintada em cinco minutos.