quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Orfanatos existem - Jornal A Tarde (coluna Opinião)

Em momento em que a cidade de Salvador revitaliza a sua esperança com a eleição de um novo prefeito; quando as mazelas de nossa cidade são enumeradas, levando naturalmente o novo alcaide a fazer a sua lista de prioridade, espero que os abrigos não sejam esquecidos, uma vez que não ouvi nada deles ser falado por ninguém. Talvez haja confusão, depois que houve a substituição da palavra orfanato por abrigo e, hoje, por casa de acolhimento. Há sempre uma incompreensão quanto ao que sejam as indispensáveis creches e o que seja um abrigo. O certo, no entanto, é que não vi proposta alguma direcionada aos abrigos, considerando, inclusive, que Salvador não tem abrigo algum na sua rede pública, pois todos estão sob a direção de ONGs e instituições filantrópicas.
 
Fala-se muito de creche, com propriedade e real necessidade, mas o poder público não pode se esquecer que os abrigos são os grandes responsáveis por terem caráter de moradia, na busca de reinserção familiar de crianças e adolescentes em situação de risco social ou abandonadas. É uma rede que sente na pele o desespero do descaso de quem deveria tratar com todo o carinho e deferência, pois se houver uma insatisfação a ponto desses postos de auxílio resolverem fechar as suas portas, a prefeitura porá a mão na cabeça, porque não tem para onde encaminhar criança alguma, em regime de abrigamento, internato.
 
O próprio Ministério Público está sendo desrespeitado, quando, há oito anos, fez um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta com a prefeitura, fazendo-a se comprometer a reajustes anuais da renda percapita passada aos abrigos, o que, claro, nunca foi cumprido.
 
A vergonha guarda os seguintes percentuais: do estabelecido como renda para a sustento de uma criança abrigada, acordou-se que a prefeitura e o Estado ficariam cada um com 20% dos custos, logo 40%, e as instituições com 60%. Pois é, essas instituições fazem o que é da obrigação dos poderes constituídos e se sobrecarregam com o maior custo. Toda a rede de abrigo, dessa forma, espera uma atenção mais carinhosa e ativa do novo prefeito eleito de Salvador.

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

domingo, 14 de outubro de 2012

Alguns aspectos da minha viagem doutrinária

Usando meu período de férias do Tribuna Regional do Trabalho, onde sou funcionário concursado há 31 anos, fiz um tour doutrinário na Europa, o que vem ocorrendo, anualamente, a convite da Igreja Espiritualista da Grã-Bretanha e de instituições espiritualistas. Foi muito corrido, estive em seis países, fiz doze palestras e dez trabalhos de pintura mediúnica, sendo produzidas mais de cem telas. O pouco tempo que sobrou deu para estar em alguns pontos turísticos das cidades que não conhecia.

Arthur Findlay College

Interior do "College"
Descendo para a palestra

Com a conhecida médium Eileen Davies responsável pela semana escocesa no Arthur Findlay College da qual participo anualmente, desde 2005  


 Berlin

Este era um ponto de divisa entre Berlim Oriental e Ocidental, no pós guerra. Estou apontando a foto do ontem e onde estou hoje, o que era o lugar. Aí havia um posto de checagem americano, onde vocês veem a representação abaixo. Ver parte do muro e fotos das pessoas tentado passar para o lado ocidental foi algo doloroso, porque eu fiquei imaginando famílias separadas por um muro. O muro passava por meio de casas, que tinham suas portas, janelas vedadas... dividiu metrô, rio... 

Representação do posto de divisa entre as duas Alemanhas, quando da época do muro 

Praga

A conhecida Ponte Carlos (em tcheco Karlův most) é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca

sábado, 13 de outubro de 2012

Tela de Toulouse: ocorrência interessante

Vejam que ocorrência interessante: aconteceu em Obdam, cidade da Holanda, na Igreja de Obdam,que funcionou como cerimonial para o evento (palestra e pintura mediúnica).

 
O que diz acima:
Esta tela de Toulouse Lautrec tem uma história interessante - quando acabou de ser pintada, Toulouse chamou-a de "Saudade" – retratou uma jovem com ar melancólico olhando para trás. Então, uma senhora da plateia comentou, de imediato, que era a sua filha falecida, e que durante o trabalho havia pensado muito na saudade que sentia dela. Essa senhora adquiriu o quadro.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O que diz Carlos Murion sobre "Liberdade"

Neste momento de polarização política, com torcidas para um lado e outro, penso ser interessante refletir nas palavras do mentor da Cidade da Luz, Frei Carlos Murion:

"Liberdade é o direito de se fazer e falar tudo que se quer, nos limites das leis e da boa educação, pois o verdadeiramente livre é aquele que se prende à boa regra de convivência."