domingo, 29 de abril de 2012


Palavras de frei Carlos aos queixosos de sempre:

  "Os preguiçosos morais não vão adiante, pois sempre se queixarão das pedras no caminho, mas os diligentes pela felicidade sempre encontrarão uma forma de transpô-las.".

sábado, 28 de abril de 2012

Bastidores do Programa Sintonia 

Rádio Metrópole - diariamente das 14 às 15 horas (FM 101.3)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por que não seguem? - Jornal A Tarde (Coluna Religião)

Aqui em A Tarde, na última segunda-feira, em destaque de alto de página, pudemos ver na mensagem do Papa Bento XVI: “Que a alegria da Páscoa conceda força necessária para construção de uma sociedade pacífica e que respeite a liberdade religiosa de seus cidadãos”. Ora, bafejos superiores têm arejado o coração de inúmeros líderes religiosos do mundo inteiro, no imperativo que se faz exigir, nos dias que correm, de um respeito cada vez maior às opções, escolhas de fé, de religião. Não entendo, no entanto, como ainda vemos, por exemplo, clérigos católicos não dando ouvidos às inspirações de seu líder maior. Infelizmente, ainda se verifica a intransigência de muitos seguidores do catolicismo no respeito à liberdade religiosa das pessoas. É fato, no entanto, que a cada dia esse número vem diminuindo, diferentemente de muitos seguidores das chamadas igrejas neo-pentecostais, lamentavelmente.

Parece absurdo, mas em plena vigência do século XXI, já em sua segunda década, se nota disputa por valor de verdade de palavras, rituais ou mesmo confissão de fé de quem quer que seja. É claro que a tão decantada arrogância que apontamos em figuras proeminentes, de todos os ramos da atuação humana, também se notabiliza nas chamadas pessoas simples, que, se vendo municiadas de entendimentos distorcidos de determinados “interpretadores das escrituras”, não permitem que outra, salvo a sua verdade se estabeleça como parâmetro de busca, de consolo, de aninhamento por parte das pessoas.

A nossa Bahia, justiça se faça, acredito que está sendo de grande liderança, principalmente nas hostes católicas, para a disseminação da convivência com respeito, na convergência do comum e no olvidamento do que foge ao igual. Recentemente, por exemplo, guardei grata alegria e curiosidade em conhecer o pároco da Igreja da Vitória, Padre Luís. Primeiro, porque já tinha o compromisso gigantesco de assumir a paróquia que há décadas era conduzida pela lenda viva do monsenhor Gaspar Sadoc, orador inigualável, de mente progressista; depois, por ser de uma comunidade onde a compreensão da vida passa também pela formação do intelecto. Pois bem, padre Luís foi companheiro na celebração do aniversário da Cidade da Luz, em fevereiro, ao lado de mãe Jaciara e do pastor Djalma – o rabino Ariel estava em viagem na Argentina – e foi um encantamento a todos a sua voz suave, de conceitos tranquilos e cristãos.

Surge, então, diante das considerações do Papa, a pergunta: Por que os seus liderados e fiéis da Igreja Católica não o seguem? Guardo a convicção de que as palavras papais são frutos das suas certezas e desideratos, não configurando, de forma alguma, discurso político, como diz o ditado: “para inglês ver”. Não.

Confesso que fiquei surpreso com tais afirmações, pois guardava as referências do Cardeal Ratzinger. Mas, ideias, conceitos são para serem revistos, repensados e mudados. Precisamos estar sempre com esse compromisso conosco e com o mundo em que vivemos, o de estar em sintonia com a sociedade.

JOSÉ MEDRADO / MÉDIUM, FUNDADOR E PRESIDENTE DA CIDADE DA LUZ

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Face: Medrado Cidade da Luz

Esta tela poderá ser sua! Entre no meu face e se candidate.

Eis o quadro de Renoir que é para um de vocês. Decidi o seguinte: a partir de agora, quem comentar no meu Face (Medrado Cidade da Luz) dizendo que quer este quadro, entrará na lista de 01 ao que for. Farei a relação. Quem mora fora de Salvador e for sorteado, deverá arcar com os custos de envio ou indicar uma pessoa para receber aqui em Salvador. A pessoa buscará o quadro na Cidade da Luz. Estarei recebendo comentário até o próximo 01 de maio, tempo mais que suficiente para quem só entra por aqui de vez em quando saber. Participarão amigos e assinantes. Só poderão se inscrever uma só vez, quem se escrever mais de uma vez será eliminado. O ganhador precisará ter perfil no face. Ok? Boa sorte!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Só queria entender - Jornal A Tarde (Coluna Opinião)

Desde os meus tempos de aluno do antigo ginásio, eu ouvia falar na tal indústria da seca. O termo começou a ser usado possivelmente na década de 60, pelo jornalista Antonio Callado, que já denunciava, àquela época, os problemas sociais no chamado polígono da seca. E, pelo que tudo indica, as coisas não mudaram o suficiente para se evitar tanta dor.

Venho a esse tema, pois, no domingo, em excelente matéria aqui em A Tarde, vimos a penúria, a dor, o possível abandono que esta gente, conterrânea nossa, passa, vive, onde a fé e a esperança se transformam em sentimentos que lixiviam suas almas tórridas pela luta sem trégua. Queria, no entanto, entender, posto que efetivamente a seca é um fenômeno natural periódico que poderia ser contornado com um monitoramento do regime de chuvas, principalmente nos dias atuais em que os sistemas meteorológicos são tão precisos, mas por que não se tentou prevenir essa miséria, com ações contundentes? Agora, serão dadas cestas básicas.

Vemos que países como os Estados Unidos cultivam áreas imensas com grande êxito, como na Califórnia, onde chove sete vezes menos do que no tal polígono da seca. A situação em Israel ainda é pior que a nossa; para se ter uma ideia, o índice médio de chuva por lá é de 600 milímetros por ano, sendo que na região sul, onde está o deserto de Negev, esse índice não chega a 30 milímetros/ano; no semiárido brasileiro, o índice é de 800 milímetros anuais. Imaginei que pudessem ser questões financeiras, mas a transposição do rio S. Francisco, ainda que controvertida, evidencia que dinheiro não é problema, pois a obra, cujo prazo inicial para ficar pronta já se escoou com aumento de 3,4 bilhões de reais - ou 71% - em seus custos em relação à previsão inicial, segundo a mais recente estimativa feita pelo Ministério da Integração Nacional. Desde o início do governo Dilma Rousseff, o custo total da obra pulou de 4,8 bilhões de reais para 8,2 bilhões de reais. O ex-presidente Lula previa inaugurar a obra em 2010, registrou uma revista semanal. Só queria entender tudo isso!

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

domingo, 15 de abril de 2012

Tela de Renoir pintada neste fim de semana (14/15 abril 2012)

Esta obra Renoir pintou através de mim, neste fim de semana. Na moral, é exagero meu, mas não parece mesmo uma obra de museu? Sou muito orgulhoso do que eles têm conseguido por mim.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Hoje, estreia do filme Área Q - uma produção nacional


Hoje, estreia, em nível nacional, do filme Área Q, uma produção brasileira.
Em Salvador, em exibição nos Shoppings Paralela e Aeroclube

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que diz frei Carlos sobre o juízo que fazemos dos outros


Esta obra eu recebi de Benson, e por ela estar lendo uma carta, eu trouxe este pensamento de frei Carlos: "O juízo que fazemos dos outros sempre será a arrogância inconsequente de quem se dá à visibilidade do que é.". Verdade, pois geralmente... guardamos a presunção, a arrogância que sabemos comos os outros são, mesmo não conhecendo como nós somos, o que nos alimenta ou nos induz a ter este ou aquele comportamento, esta ou aquela opinião.

Comentário de frei Carlos sobre o autoconhecimento


Esta tela que recebi mediunicamente traz uma história interessante: o pintor não quis assinar, como vocês podem ver, e disse que homenageava um outro pintor (ainda encarnado), que, em vida, ele achava (o que pintou) que era copiado pelo outro, o que o deixava muito chateado, mas que agora, na espiritualidade, ele viu que era uma forma de homenagem, razão pela qual ele pintou esta tela com motivos dele (do desencarnado) e do encarnado. E isto me lembrou um outro pensamento do nosso mestre espiritual, frei Carlos Murion: "Creio no autoconhecimento e na leitura do que somos capazes, como instrumentos contra qualquer tipo de intolerância ou incompreensões".

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais um ensinamento de frei Carlos

Estava orando no começo da noite (domingo 08.04) por algumas pessoas que passavam por dificuldades, quando frei Carlos ensinou: "A noite sempre parece que traz maior tortura à dor, à saudade, à solidão... mas Deus acende a luz da Lua para nos lembrar que em qualquer momento lá Ele está."

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Obrigado, desembargador - Jornal A Tarde - Coluna Opinião

Recebi, semana passada, um e-mail do cidadão baiano Carlos Terra, me agradecendo o apoio e solidariedade, dizendo que, naquele momento, ele tinha sido recebido em audiência pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Mário Alberto. Seguramente, o sofrido senhor me agradeceu porque vinha pedindo ao desembargador, em meu programa na Metrópole, que o atendesse, mas, registro, não guardo a presunção de que o Senhor Desembargador tenha me atendido, posto que fui apenas mais uma voz neste coro, algumas vezes silencioso, que se incomoda ao ver alguém clamando justiça e não ter eco.

A esposa do Sr. Carlos Terra esteve comigo, e a dor dessas almas é algo inimaginável. Não buscam vingança, mas justiça. Caro leitor, eles tiveram o seu filho seviciado sexualmente, queimado ainda vivo, e os possíveis autores do crime ainda não foram julgados. Só um cumpre detenção. O desassossego desses pais é de espancar qualquer insensibilidade. Nesses momentos, eu pergunto pelos órgãos de direitos humanos, onde estão que não vêm a público dizer o que fazem em defesa desse caso que já esteve até em órgãos internacionais? Sou um defensor da vida, indistintamente, mas, não se aborreçam os protetores aguerridos dos animais, se fosse um cão que tivesse sido queimado vivo...

Estamos nos tornando impermeáveis à dor humana, descuidando de que a luta de um na sociedade, em se tratando de se cumprir a lei, de se fazer justiça, deveria ser a luta da coletividade, pois isso significa a manutenção de uma sociedade em estado de civilidade, em aprimoramento – deveria ser – de suas instituições, ao grau mais próximo possível da plena satisfação. Isso é cidadania e preservação de um futuro mais digno para os nossos descendentes. Todavia, quando nos omitimos, não nos incomodamos mais, estamos atestando a falência de nossos valores, não apenas sociais, mas humanos.
Não há como deixar de lembrar, quando refletimos sobre a sociedade e seus desvarios, de Luther King: “O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas.”

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

Programa Sintonia ao vivo transmitido direto da Libraria Cultura

Programa “Sintonia” - transmissão ao vivo do Teatro Eca Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping, fazendo parte da comemoração dos 12 anos da Rádio Metrópole.
A Rádio Metrópole apresentou 12 horas de programação ao vivo, no auditório da Livraria Cultura, Salvador Shopping, ontem, 03 de abril (2012), das 9h00 às 21h00.




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia do Espírita em Salvador - 02 de abril - aniversário de nascimento de Chico Xavier

Propus a criação do Dia do Espírita em Salvador e, com o apoio dos vereadores José Carlos Pitangueiras e Olívia Santana, aos quais recorri e encontrei receptividade, tive a ideia aprovada e transformada em lei. A Lei número 7.818/2010, sancionada pelo prefeito João Henrique, instituiu a data de aniversário de Chico, 02 de abril, como Dia Oficial do Espírita na capital baiana.


Assista ao vídeo da homenagem a Chico Xavier na Câmera Municipal de Salvador - 28.04.2010