quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Presunção espírita - jornal A Tarde (Coluna Religião)

Em 1938, quando foi lançada a primeira edição de Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho de autoria espiritual de Humberto de Campos pelas mãos de Chico Xavier, seguramente, o espírito otimizado por um país que estava até então neutro da Grande Guerra que ocorria na Europa, onde os seus valores eram de paz, ainda que de interesse político enviesado, mas, de qualquer forma, estava equidistante. Assim, natural que se visse a estrutura do povo brasileiro de então como de grande referência civilizatória. Todavia, não se pode esperar profecias de um espírito, principalmente quando se tem em conta o ser humano, com seu livre arbítrio e ações deliberadas, consequentemente, pela sua vontade. O sonho desvaneceu, talvez um ideário que esfumaçou por força dos “continuadores” da tarefa, em sua maioria.


Vê-se que a análise sem pieguismo ou fanatismo das questões que hoje envolvem o fanal espírita esta muito afastada de qualquer tipo de união, de congregação em torno de princípios ou mesmo de ação comum. Os princípios espíritas se mantêm e mais falados, buscados são, no entanto a vida do tal “movimento espírita” está em uma UTI, que penso em fase falencial irremediável.

O movimento espírita se tornou em o movimento das Casas espíritas, onde as pretensas instituições que se apresentavam como coordenadoras de iniciativas se tornaram em grandes ou pequenos feudos de poder permanente, sem qualquer sentido democrático, mas de grande conteúdo, e somente, de presunção de verdade, em ditados cada vez mais autocrático e sem a participação de quem, de fato, faz, na prática, junto ao povo, um trabalho de disseminação do conteúdo doutrinário do Espiritismo. Os que conseguem fazer o fazem com denodo, coragem, arrojo, sofrendo, muitas vezes, o envio dos petardos do ciúme, do incômodo por parte dos que nada ou pouco fazem,mas se arvoram como donos, manejadores do que não pertence a ninguém, mas é de domínio de todos: o Espiritismo.

Vemos que o contraditório é relegado ao carimbo de obsessão; alguns querem ser os oráculos com os seus espíritos de verdades que não estão sob o domínio de pessoa alguma, mas no âmbito das ideias dos que professam o pensamento espírita e o torna fonte de debate, de crescimento filosófico e do próprio pensar a vida, o mundo, a sociedade e as demandas contempor

Pobres presunçosos, que se julgam casta sacerdotal superior, oráculos do saber, abelhas rainhas da incúria, estão se deixando perder simplesmente porque não se encontraram em suas paixões e ilusões.

O espiritualismo grassa por toda parte, venho constatando isto em países como a Suíça, Inglaterra, Escócia, Dinamarca, Finlândia e Suécia de onde acabei de retornar atendendo a convites de instituições ligadas a princípios espirituais, que mesmo sendo organizações distintas, guardam entre si o princípio da cooperação e do respeito em suas ações mútuas. O coração do mundo estará cardiopata?

José Medrado / médium, fundador e presidente da Cidade da Luz

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eu e A TARDE - jornal A Tarde (Coluna Opinião)

Tenho acompanhado as congratulações que merecidamente A TARDE tem recebido pela sua arrancada em direção ao seu centenário. Leitores fiéis a histórias de combatividade e democracia, expressão lídima de um veículo comprometido com o seu tempo e sociedade.

Conhecia A TARDE, além de sua publicação, por alguns de seus servidores: Cruz Rios, de quem primei a amizade, indo quase que semanalmente à sua casa ouvir enlevado a sua ilustração e saber da história da Bahia. Era uma delícia regada às torradas que D. Regina, sua esposa, fazia com queijo ralado para acompanhar a sopa, sempre quente, que tomávamos ao entardecer. Ofereceu-me para escrever na Coluna Religião para que eu expusesse as minhas ideias sobre a “evolução das religiões e suas nuances”; guardo até hoje a sua proposta. O seu amor ao jornal e ao seu fundador era sensibilizador.

Conheço Silvio, prof. Edvaldo, cavalheiros; Renato, um gentleman, e a sua esposa Paula de uma discrição que chega à nobreza, preocupados e entusiastas verdadeira e espontaneamente por causas sociais.

Sei, também, claro, que este jornal não se faz apenas pelo seus gestores, mas, talvez, permissa vênia, principalmente, pelos seus servidores, que tenho sempre visto como arautos do orgulho pela casa onde trabalham. Vejo este brilho em Sonia Araujo, Valmir Palma e Jary Cardoso; este último, não o conheço pessoalmente, mas gestou, seguramente, e fez o convite para que também escrevesse na Coluna Opinião. Cito esses como referências de contatos pessoais, mas aqui e ali quando sou entrevistado para algum artigo é perceptível a satisfação com que o jornalista, reporter, fotógrafo se apresentam como de A TARDE.

Agora, como articulista, não posso deixar de aqui registrar o caráter absolutamente democrático deste jornal que nunca, realmente nunca, de forma direta ou indireta a mim fez insinuações ou pedidos para abordar ou deixar de abordar o que fosse, muito menos mexer em conteúdo. E olhe que aqui e ali desagrado muito. Isto é a prática da teoria. Parabéns A TARDE.

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

domingo, 16 de outubro de 2011

Trabalho doutrinário no Reino Unido - setembro 2011

INGLATERRA - Arthur Findlay College







ESCÓCIA - Aberdeen

Nas duas fotos , vê-se Scott Milligan, jovem médium inglês, segurando um vaso de flores e junto à uma tela psicopictografada por Medrado. Scott, que foi a Kingswells House exclusivamente para assisrir à pintura, arrumou alguns vasos de flores para ornamentar a sala onde iria ocorrer a apresentação. Enquanto arrumava os vasos, o jovem médium disse ter pensado, e enviou para o Universo, que um daqueles vasos poderia ser motivo de inspiração de algum dos pintores. Não comentou com pessoa alguma, exceto com um amigo a quem telefonou falando do que havia pedido mentalmente. E, quando o quadro foi pintado, ele exultante, relatou a todos o que havia acontecido. A primeira tela da tarde foi de Renoir, retratando um vaso de flores semelhante ao do ambiente, impressionando vivamente toda a plateia!!!

Trabalho doutrinário na Suíça setembro / outubro 2011










Trabalho doutrinário na Escandinávia - setembro/outubro 2011

FINLÂNDIA












































Medrado e Anuirmelli Sallamo-Lavi. Tela pintada por Toulouse Lautrec em sua intenção, uma solicitação que fez secretamente ao plano espiritual, por ser o artista que mais admira. Através de Medrado, soube, posteriormente, que ele a atendeu, retratando uma figura triste e apreensiva, compatível com o momento que vivencia após a morte recente do marido. Muita emoção sentiu Anuirmeli



SUÉCIA
Medrado entre Irene Nadén (E) e Helvi Backa, presidente da SSA - Stockholms Spiritualistiska Förening; ao lado de Irene, Vanja Hiltunen, intérprete finlandesa






Medrado com Vanja Hiltunen, intérprete finlandesa e sua tela

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comemoração do Dia das Crianças na Cidade da Luz

O Projeto Viver Pituaçu na Cidade da Luz, que visa à integração do bairro com a Instituição, promoveu uma grande comemoração do Dia das Crianças, reunindo cerca de 400 pessoas da comunidade de Pituaçu, crianças do Abrigo Lar Luz do Amanhã, da evangelização infanto-juvenil, assistidos da Sopa Fraterna Chico Xavier, alunos da Escola Carlos Murion, integrante do Complexo Cidade da Luz, familiares, amigos e professores.

A meninada se divertiu a valer!!! O ponto alto da festa foi o Concurso “Meu filho é um show de talento”, que contou com 93 inscritos. O objetivo da promoção foi incentivar o talento artístico dos filhos de moradores da comunidade.

Durante o evento, foram escolhidos os finalistas nas categorias Música, Dança e Variedades. A segunda etapa, que será dia 06 de novembro (domingo), às 10 horas, apontará os três vencedores em cada categoria, que receberão da Cidade da Luz uma caderneta de poupança no valor de cem reais.

Abaixo, algumas fotos da nossa festa. Veja como as meninada se divertiu.